Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8719
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TalitaGleycilaneMendesdaSilva.pdf728,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As questões gramaticais e o Enem : abordagem e elaboração
Autor(es): Silva, Talita Gleycilane Mendes da
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Língua portuguesa - gramática
Análise linguística
Ensino médio
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: SILVA, Talita Gleycilane Mendes da. As questões gramaticais e o Enem: abordagem e elaboração. 2013. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho expõe as principais características do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem – e tem como objetivo primeiro apresentar e discutir a forma como as questões gramaticais vêm sendo abordadas nas diferentes edições do Exame quantitativa e qualitativamente. Com uma metodologia que inclui a pesquisa dos dados gerais do Enem; análise das questões dos Exames realizados entre 2003 e 2012; construção de planilha e gráfico com detalhamento numérico das questões gramaticais encontradas; amostra das questões de análise linguística com exemplificações e análise; e resultado final, a pesquisa possibilitou a reflexão da real situação das questões gramaticais na prova do Enem quanto aos aspectos elaborativos, aplicativos, avaliativos e quantitativos de forma geral. Discorre-se sobre as diversas alterações sofridas pelo Exame com o objetivo de torná-lo uma ferramenta de medição da qualidade do ensino básico mais eficaz. Entretanto, percebe-se que tais mudanças foram pequenas e insuficientes no que tange às questões gramaticais, ou seja, apesar do merecido reconhecimento que o Enem tem na participação da educação nacional, ainda há muito um bom caminho a se trilhar na área de análise linguística para chegarmos, pelo menos, a um nível desejável de participação nesse processo avaliativo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons