Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8718
Título: Amo/sou cores : um estudo psicolinguístico sobre as cores como forma de representação nacional
Autor(es): Paiva, Veronica Maria Valadares de
Orientador(es): Faulstich, Enilde Leite de Jesus
Assunto: Etimologia das cores
Língua românica
Psicolinguística
Teoria da Categorização
Teoria dos Protótipos
Identidade nacional
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: PAIVA, Verônica Maria Valadares de. Amo/sou cores: um estudo psicolinguístico sobre as cores como forma de representação nacional. 2014. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso – TCC discorre sobre o estudo do protótipo e da etimologia das cores nas principais línguas românicas. Embora as línguas românicas sejam todas ramificações do latim, as palavras para indicar cores nem sempre possuem a mesma base etimológica, assim como o protótipo de cor na mente do falante difere de uma língua para outra. Muitos estudos já foram feitos acerca da etimologia das cores, porém no trabalho a seguir, a autora pretende fazer um estudo com base nos dados levantados sobre o protótipo de cor que representa a identidade nacional de um povo, sem deixar de lado a pesquisa etimológica. A pesquisa das cores será realizada por meio do desenvolvimento de estudos de natureza etimológica e psicolinguística. Para o levantamento de dados, será aplicado teste de percepção em falantes nativos das seis principais línguas românicas: português (do Brasil), espanhol (da Espanha), francês, italiano, romeno e catalão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VeronicaMariaValadaresdePaiva.pdf3,02 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons