Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VilmaCordeiroCavalcanti.pdf624,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edna Cristina Muniz da-
dc.contributor.authorCavalcanti, Vilma Cordeiro-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Vilma Cordeiro. A constituição discursivo-identitária do brasileiro na triangulação musical: o samba, o forró e a música sertaneja. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2014.en
dc.description.abstractA constituição e a transmissão sócio-cultural da identidade da figura social denominada de “brasileiro” neste trabalho é analisada por meio das práticas e agência sociais referentes às condições de produção e recepção discursivas do tripé da música popular brasileira, samba, forró e música sertaneja no intento de verificar traços que configurem uma identidade nacional. Este trabalho está composto de nove letras de canções, englobando as décadas de 1940 aos anos 2000, uma canção representativa dos três estilos por década para ampliar o conhecimento sobre a mudança discursiva nessas letras em relação às práticas sociais. O aporte teórico utilizado nessa análise discursiva segue a teoria da Análise do Discurso Crítica (ADC), proposta por Fairclough, a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), criada por Halliday e a proposta teórico-medológica de representação dos atores sociais de Van Leeuwen. As experiências representadas, por cada vertente demonstraram em comum uma identidade em que a consciência pode transformar. E demonstraram também que há sempre uma busca de referências às raízes sob uma acepção de afirmação identitária-cultural constitutiva do tipo brasileiro. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe constitution and the transmission of social culture identify of social figure denominated “brazilian” in this work is analyzed by social practices and agencies to refer by the conditions of discursives production and reception of the brazilian popular music triangle, samba, forró and sertaneja music. This work is composing of nine songs since 1940 at years 2000 with one song for stile in each period for to ample the knowledge by the discursive change in these texts at the relation social practices. The analysis is by theories Critical Discourse Analysis (ADC) by Fairclough, the Functional Systemic Linguistic (LSF) by Halliday and the representations of social authors by Van Leeuwen. The experiences representated for each genre shown equivalence one identify that conscience can to transform and shown too that there demand of the originate culture by acceptation of de affirmation culture-identities constitutive of the Brazilian type.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAnálise do Discurso Crítica (ADC)en
dc.subject.keywordCultura musicalen
dc.subject.keywordForróen
dc.subject.keywordIdentidade culturalen
dc.subject.keywordMúsica sertanejaen
dc.subject.keywordSambaen
dc.subject.keywordMúsica Popular Brasileira (MPB)en
dc.titleA constituição discursivo-identitária do brasileiro na triangulação musical : o samba, o forró e a música sertanejaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-10-20T16:54:13Z-
dc.date.available2014-10-20T16:54:13Z-
dc.date.issued2014-10-20T16:54:13Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8707-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons