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2014_JéssycaHellenFerreiraPaulinoFernandes.pdf255,02 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorVicente, Helena da Silva Guerra-
dc.contributor.authorFernandes, Jéssyca Hellen Ferreira Paulino-
dc.identifier.citationFERNANDES, Jéssyca Hellen Ferreira Paulino. O fenômeno linguístico da ambiguidade nos livros didáticos: uma abordagem gerativista. 2014. 38 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.en
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo demonstrar a importância do conhecimento de conceitos da teoria gerativa pelos docentes no “ensino” da língua portuguesa, de modo a comprovar que a abordagem do tema ambiguidade nas gramáticas e nos livros didáticos, instituídos pelo, é reduzida e sintética e, ainda, que não é levado em consideração o conhecimento inato do alunos nem a sua criatividade e capacidade de reflexão. Dessa maneira, este estudo buscará identificar as deficiências e propor outras maneiras de estudar o referido tema. Para tal objetivo, serão apresentadas as definições de ambiguidade dadas nos livros Português: Linguagens (CEREJA & MAGALHÃES, 2005); Texto: Análise e construção de sentido (ABAURRE & PONTARA, 2006); Gramática pedagógica (MESQUITA & MARTOS, 2002); Gramática Escolar (FARACO & MOURA, 2002); Gramática – Palavra-Frase-Texto (NICOLA, 2010); Aprender e praticar (PATROCÍNIO, 2011).en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAmbiguidade - língua portuguesaen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordGramática gerativaen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)en
dc.titleO fenômeno linguístico da ambiguidade nos livros didáticos : uma abordagem gerativistaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-10-20T16:45:41Z-
dc.date.available2014-10-20T16:45:41Z-
dc.date.issued2014-10-20T16:45:41Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8705-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study has as its main objective demonstrating the importance of the knowledge of the “generative theory” by professors and teachers of the Portuguese language, this way proving that the approach to the theme "ambiguity" in grammars and books, instituted by the "Programa Nacional do Livro Didático Para Ensino Médio - PNLEM", is narrow and synthetic, and, moreover, that the innate knowledge, creativity and thinking capacity of students is not taken under consideration. This study aims to identify deficiencies and proposes other ways to study the aforementioned topic. To achieve such aims, the definitions of ambiguity used in this study were taken from the following books: Português: Linguagens (CEREJA & MAGALHÃES, 2005); Texto: Análise e construção de sentido (ABAURRE & PONTARA, 2006); Gramática pedagógica (MESQUITA & MARTOS, 2002); Gramática Escolar (FARACO & MOURA, 2002); Gramática – Palavra-Frase-Texto (NICOLA, 2010); Aprender e praticar (PATROCÍNIO, 2011).-
Aparece na Coleção:Letras - Português



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