Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RobertoLazarteKaqui.pdf2,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Krigagem e cokrigagem universal : incorporando a heterogeneidade espacial
Autor(es): Kaqui, Roberto Lazarte
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Algoritmos
Fenômenos espaciais
Geoestatística
Cokrigagem - técnica
Krigagem - técnica
Data de apresentação: 6-Jun-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: KAQUI, Roberto Lazarte. Krigagem e cokrigagem universal : incorporando a heterogeneidade espacial. 2014. ix, 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A geoestatística e suas técnicas atualmente exercem papel importante no entendimento de fenômenos espaciais, sendo fundamentais em estudos que envolvem processos que ocorrem no espaço. As técnicas de krigagem e cokrigagem destacam-se entre os principais métodos de estimação espacial, de modo que o desenvolvimento de algoritmos capazes de realizar esse tipo de analise de superfície torna-se cada vez mais necessário. Este trabalho tem como objetivo realizar a implementação e validação de um algoritmo utilizando a linguagem IML do SAS 9.3 que permita a aplicação de técnicas de krigagem e cokrigagem, com foco na aplicação do caso universal como meio de incorporar a heterogeneidade dos dados no modelo de estimação e também como alternativa para obtenção de estimativas com melhor precisão quando comparado com os modelos de krigagem e cokrigagem ordinária. Os resultados obtidos validaram o algoritmo proposto e mostraram que o modelo de krigagem universal gerou em um dos casos analisados uma melhora na qualidade da estimação em relação à krigagem ordinária. Já para as técnicas de cokrigagem, o modelo universal não apresentou melhora na qualidade da estimação. Também foi constatado que o efeito da adição de uma covariável gerou uma melhora na estimação principalmente quando comparamos os modelos de krigagem e cokrigagem ordinária. Para o caso universal essa melhora não foi tão significativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons