Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8703
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KellyCardosodaSilva.pdf281,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A representação da mulher em contos de Conceição Evaristo e Paulina Chiziane : perspectivas de gênero e maternidade
Autor(es): Silva, Kelly Cardoso da
Orientador(es): Silva, Ana Cláudia da
Assunto: Literatura afro-brasileira
Literatura moçambicana
Chiziane, Paulina, 1955-
Evaristo, Conceição, 1946-
Mulheres - representações
Mulheres negras
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: SILVA, Kelly Cardoso da. A representação da mulher em contos de Conceição Evaristo e Paulina Chiziane: perspectivas de gênero e maternidade. 2014. 46 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar a representação literária da relação entre mulheres negras e maternidade. Nosso corpus é composto por dois contos de escritoras negras: “Saura Amarantino”, da brasileira Conceição Evaristo (2011) e “As cicatrizes do amor”, da moçambicana Paulina Chiziane (2000). Presidiu a escolha dos contos o fato de que em ambos há situações de enredo similares: a gravidez fora do casamento, a não aceitação da filha grávida por parte do pai, a maternidade, o abandono ou o desejo de abandonar as recém-nascidas, a confissão. Nos dois contos, a situação de desamparo da mulher fica agravada pela ausência do companheiro; suas filhas nascem longe dos olhos paternos. A condição da mulher negra nas sociedades brasileira e moçambicana também é objeto deste estudo, na medida em que se estabelecem laços de solidariedade entre as personagens femininas dos contos, que se ajudam no rompimento com o padrão de comportamento pré-determinado socialmente para a mulher.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons