Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PriscilaNayadeMoraesLima .pdf532,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Paisagem de uma cidade cacaueira com mulher ao centro : Gabriela, Cravo e Canela como romance histórico
Autor(es): Lima, Priscila Nayade Moraes
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Amado, Jorge, 1912-2001
Literatura brasileira - história e crítica
Bahia (BA)
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: LIMA, Priscila Nayade Moraes. Paisagem de uma cidade cacaueira com mulher ao centro: Gabriela, Cravo e Canela como romance histórico. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma nova leitura da renomada obra de Jorge Amado, Gabriela, cravo e canela, publicada em 1958, e reconhecida como inauguradora de uma nova fase do romancista. O romance é um eco do Ciclo do Cacau, formado por três obras: Cacau, Terras do Sem Fim e São Jorge de Ilhéus. Para isso, a teoria utilizada para embasar tal estudo será a do romance histórico, proposta por György Lukács (2011) e Fredric Jameson (2007), que parte da principal premissa de que, para haver romance histórico, é preciso que a vida pública do contexto influencie e interaja de alguma forma com a vida individual das personagens. A partir de aspectos dentro do próprio romance, pode-se visualizar a possibilidade de colocar Gabriela dentro dessa categoria, considerando que Gabriela é uma personagem que evolui juntamente com a cidade de Ilhéus, em que ocorre uma alteração mútua e, por isso, ambas não podem ser dissociadas em hora alguma. Gabriela vai muito além de uma protagonista: a leitura mais minuciosa do enredo permite entender sua ascensão de nível, alcançando o patamar de agente modificador, que atinge esferas sociais e até mesmo políticas dentro do contexto que a cidade de Ilhéus se encontra em 1925, um lugar que cresceu com guerras civis entre jagunços para a conquista de terras, a fim de que os coronéis tivessem onde plantar cacau, grande agente da economia brasileira dessa época. Gabriela, que chega no romance apenas como uma jovem retirante aspirante à cozinheira do bar Vesúvio, divulga seus pensamentos de liberdade, de felicidade sem marido e o desejo do livre arbítrio, que começam a se propagar e atingir as pessoas da região, modificando seus comportamentos, trazendo novos pensamentos à tona e rompendo com um sistema social e político incoerente para tamanha evolução e modernidade que Ilhéus estava vivendo por conta das exportações de cacau.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Monografia em Literatura, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons