Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ViniciusDiasdeOliveiraConceicaoSilva_tcc2.pdf6,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização e análise crítica do paisagismo do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Vinícius Dias de Oliveira Conceição
Orientador(es): Lessa, Marília Andrade
Coorientador(es): Viana, Fábio Alessandro Padilha
Assunto: Paisagismo
Universidade de Brasília (UnB) - Instituto Central de Ciências (ICC)
Data de apresentação: 30-Jul-2014
Data de publicação: 19-Out-2014
Referência: SILVA, Vinícius Dias de Oliveira Conceição. Caracterização e análise crítica do paisagismo do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve o propósito de caracterizar e analisar os processos envolvidos na elaboração do paisagismo do Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília - UnB. Atualmente, o planejamento paisagístico tem trabalhado com o conceito de adequação do meio ambiente às necessidades e bem estar dos seres humanos, assim como o gerenciamento dos recursos naturais. O que nos remete ao fato de que a vegetação em aspectos urbanos, além de suas funções estéticas, ecológicas e econômicas, proporciona também benefícios sociais, agindo como fator de equilíbrio psicológico, trazendo melhorias ao ambiente impactado e benefícios aos habitantes numa função muito mais ampla do que o simples papel estético ao ambiente. Por ser uma área multidisciplinar, o profissional paisagista deve ter domínio em vários campos do conhecimento: solos, mineralogia, botânica, fisiologia vegetal, ecologia, meteorologia, hidrologia, nutrição vegetal, fitotecnia, horticultura, fitopatologia, entomologia, irrigação, desenho técnico, topografia, economia, sociologia, artes plásticas, dentre outras. Como etapas básicas para elaboração de um projeto paisagístico foram relacionados no estudo: o Planejamento, a Implantação (Execução) e a Manutenção. Para a análise detalhada do paisagismo do ICC foi realizado o levantamento histórico do paisagismo no local, assim como dos principais componentes paisagísticos envolvidos no processo: Infraestrutura (Laje e Drenagem; Caminhos e Acessos; Mobiliário Urbano; Iluminação; Irrigação) e Aspectos Gerais (Preparo do Solo; Localização e Ambiente; Espécies Vegetais; Composição Paisagística; Manutenção). Além do objetivo de caracterização e análise do paisagismo, o trabalho buscou relatar possíveis intervenções que tornarão os jardins do ICC mais coerentes segundo os princípios da composição paisagística, proporcionando lhes uma configuração que possibilite desempenhar as diferentes funções de uma paisagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons