Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FelipeFernandoFreitas.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A rede de sentidos no teatro do LPTV : a multiplicação dos sentidos nas peças "Fale Com Ela Doce Como Quê?" e "Contos Latidos de Amor e Sapitucas"
Autor(es): Freitas, Felipe Fernandes
Orientador(es): Mott, Simone Silva Reis
Assunto: Polissemia
Dramaturgia
Performance teatral
Exercícios de improviso
Sentidos em rede
Releitura teatral
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Out-2014
Referência: FREITAS, Felipe Fernandes. A rede de sentidos no teatro do LPTV: a multiplicação dos sentidos nas peças "Fale Com Ela Doce Como Quê?" e "Contos Latidos de Amor e Sapitucas". 2014. 28 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, licenciatura em Artes Cênicas, descreve a experiência do autor sobre a “rede de sentidos”, imagem em que pretende unir formas de se fazer teatro (inseridas, principalmente, na estética pós-dramática) que apontam para a expansão, multiplicação, desdobramento, desordem e subversão dos signos teatrais. O linear e o causal dão espaço ao híbrido e ao multirreferencial. Rede de sentidos é a expressão que o autor denomina para apreender a imagem de uma tessitura complexa de ações físicas e verbais na cena, que se manifestam em espetáculos em que os significados podem ser desvirtuados ou se conecta a outros. Entende-se que o desdobramento dos signos, que parte do ator, do diretor, da dramaturgia, ou de outros elementos, atribui à cena uma complexidade de sentidos. Como apoio, faz uso do material produzido no LPTV – Laboratório de Performance e Teatro do Vazio, vinculado ao Decanato de Extensão (DEX) e ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília - espaço de pesquisa prática coordenado pela professora Doutora Simone Reis. O autor aponta também para a importância do processo de criação da dramaturgia em estado contínuo de processo, cujo treinamento se dá no corpo e na oralidade a partir dos exercícios de improviso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons