Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RejaneRosaSousaAraujo.pdf251,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A adequação dos temas transversais aos conteúdos sistematizados nas séries iniciais
Autor(es): Araújo, Rejane Rosa de Sousa
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Currículo escolar
Ensino fundamental
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 16-Out-2014
Referência: ARAÚJO, Rejane Rosa de Sousa. A adequação dos temas transversais aos conteúdos sistematizados nas séries iniciais. 2013. 45 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Currículo da Educação Básica relaciona as competências, as habilidades e os conteúdos a serem desenvolvidos. Juntamente com as áreas obrigatórias do conhecimento, há a orientação para a construção da parte diversificada que, por sua vez, visa atender às necessidades locais de cada região brasileira, adequar os conteúdos às diversas realidades onde as instituições educacionais estão inseridas e oportunizar a formação integral do ser humano que precisa compreender o conhecimento como algo concreto, significativo, capaz de transformar a sociedade. O presente trabalho objetivou investigar a forma de utilização do Currículo, bem como identificar os componentes da parte diversificada e sua integração com os conteúdos sistematizados nas séries/anos iniciais do Ensino Fundamental na EC 43 de Ceilândia-DF. A pesquisa teve um caráter descritivo, de cunho qualitativo, pois possibilitou uma compreensão das práticas realizadas pela instituição, as festividades o os eventos previstos no Projeto Político-Pedagógico de 2013 que contemplem o Currículo, tanto em sua área básica quanto no que diz respeito à parte diversificada. Quanto aos meios, foi utilizado um questionário, que foi aplicado a vinte e cinco profissionais de educação. Concluiu-se que a Unidade de Ensino pesquisada tem seguido as orientações propostas no Currículo da Educação Básica e tem contemplado de maneira efetiva a parte diversificada, ou temas transversais, em seu Projeto Político-Pedagógico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons