Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandaPalmerstonBenedete.pdf724,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre os tremores e o enrijecimento : uma etnografia com um grupo de pessoas que convivem com o Parkinson no Distrito Federal
Autor(es): Benedete, Fernanda Palmerston
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Etnologia
Parkinson, Doença de
Data de apresentação: 16-Jun-2014
Data de publicação: 10-Out-2014
Referência: BENEDETE, Fernanda Palmerston. Entre os tremores e o enrijecimento: uma etnografia com um grupo de pessoas que convivem com o Parkinson no Distrito Federal. 2014. 93 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia é fruto de uma pesquisa etnográfica realizada com pessoas portadoras da doença de Parkinson. Os dados do trabalho foram obtidos a partir de uma pesquisa de campo de duração de quase cinco meses no total, dentro de um projeto de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNB, intitulado “Atividades físicas com pessoas com Parkinson”. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender os desdobramentos organizacionais e biográficos do processo de convivência com as doenças de longa duração, mais especificamente o Parkinson. Dessa forma, partir do contato próximo com os seis principais interlocutores, pretendia-se conhecer as mudanças, as estratégias recorrentes no manejo da doença, e os dilemas e as dificuldades que acometiam essas pessoas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons