Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8640
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_WaldirJacquesMedeiros.pdf4,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma cultura em movimento : um estudo identitário da Cultura Racional
Autor(es): Medeiros, Waldir Jacques
Orientador(es): Melo, Rosa Virginia Araújo de Albuquerque
Assunto: Antropologia da religião
Religião
Cultura Racional (Religião)
Data de apresentação: 9-Set-2014
Data de publicação: 10-Out-2014
Referência: MEDEIROS, Waldir Jacques. Uma cultura em movimento: um estudo identitário da Cultura Racional. 2014. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo desse trabalho e apresentar um movimento religioso nacional pouco conhecido e trabalhado no meio antropológico, a Cultura Racional. Movimento que se propõe um “continuo” brasileiro da religião, filosofia e ciência, criada em meados da década de 1930, no estado do Rio de Janeiro, pelo Pai Manoel Jacintho Coelho. Dona de um arcabouço teórico hipersincrético, a “criação” de Manoel transita entre diversos “mundos”, arrebanhando para si indivíduos com cosmovisões plurais e muitas vezes excludentes caso percebidas fora da cosmovisão religiosa. Sob a luz de pensamentos vigentes do começo do século XX no Brasil, a ascensão do espiritismo Kardecista, a introdução e o reforço de valores “evolutivos”, “civilizadores”, “modernos”, “individualistas” e de “racionalidade”, pretende-se recriar as bases teóricas e sociais que deram sustentação para o desenvolvimento dessa doutrina no campo religioso brasileiro. Busco fazer um estudo antropológico da identidade nativa ancorado na investigação dos textos sagrados e do universo ritualístico dessa doutrina, expresso por procissões que se autodenominam como “caravanas”, que se objetivam por divulgar o movimento, mas ao mesmo tempo apresentam-se como dramas sagrados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons