Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_TerciusQuito_RenatoOliveira.pdf4,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto e análise de um filtro passivo de correntes harmônicas para um computador de uso pessoal
Autor(es): Oliveira, Renato Antônio de
Quito, Tercius Murilo
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Filtros elétricos
Sistemas de energia elétrica
Energia elétrica - qualidade
Data de apresentação: 3-Abr-2006
Data de publicação: 22-Fev-2010
Referência: OLIVEIRA, Renato Antônio de; QUITO, Tercius Murilo. Projeto e análise de um filtro passivo de correntes harmônicas para um computador de uso pessoal. 2006. 158 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: O presente trabalho aborda a análise, o projeto e a fabricação de um filtro passivo de correntes harmônicas. Após um breve estudo dos principais conceitos de qualidade da energia elétrica, foram realizadas algumas medições das distorções harmônicas na rede elétrica de um edificio com grande quantidade de computadores. Com a base de dados gerada nessas medições, foram realizados alguns ensaios no laboratório de qualidade da energia elétrica com a intenção de criar um modelo para análise computacional. A partir dos resultados encontrados e das simulações realizadas, foram definidas as características desejadas para o filtro passivo a ser construído como protótipo. Os resultados encontrados durrante o teste do filtro série não foram satisfatórios, levando a implementação de um filtro passivo em derivação. Os dados obtidos nesse caso foram mais próximos do esperado. Todos os procedimentos realizados, os resultados obtidos e suas análises estão devidamente explicadas ao longo deste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.04.TCC.864
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.