Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandaRitaCorreia.pdf753,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do estado de compactação do solo em área de agricultura e de floresta de eucalipto
Autor(es): Correia, Fernanda Rita
Orientador(es): Gatto, Alcides
Assunto: Solos - composição
Solos - análise
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 8-Out-2014
Referência: CORREIA, Fernanda Rita. Avaliação do estado de compactação do solo em área de agricultura e de floresta de eucalipto. 2014. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar e comparar as propriedades físicas do solo em dois diferentes ambientes, sob três diferentes profundidades de solo (0- 20, 20-40 e 40-60 cm). O trabalho foi conduzido na Fazenda Água Limpa, localizada no Distrito Federal, distando 20 km ao sul da cidade de Brasília, e teve como área de estudo fitofisionomias da área de agricultura e de plantio de Eucaliptus sp. Para a avaliação do grau de compactação do solo nos diferentes ambientes foram analisadas as seguintes propriedades físicas do solo: resistência à penetração do solo, umidade e densidade do solo. Os dados de densidade foram obtidos pelo método do anel volumétrico e os dados de resistência do solo á penetração por um penetrômetro de impacto modelo IAA/Planasulcar-Stolf. Para avaliar a resistência à penetração, foi observada diferença entre as áreas estudadas, sendo os maiores valores para a área de agricultura, visto que os valores apresentados para esta área foram superiores a 2,0 MPa, considerado como limite crítico para culturas anuais. Quanto à área de plantio de Eucaliptus sp. os valores de resistência à penetração foram considerados significativos nas profundidades de 45-60 cm, sendo que para solos florestais, o limite crítico de resistência à penetração é de 3,0 MPa. Não houve discrepância acentuada entre os valores de densidade dos solos (0,61 até 0,69 g/cm³) e em função da variabilidade dos dados de resistência à penetração e similaridade entre a densidade das áreas, não houve uma tendência em função da profundidade do solo sobre qual das duas áreas proporcionou maior nível de compactação. Quanto ao manejo das áreas, as maiores alterações ocorrem nas propriedades físicas quando há o aumento da umidade do solo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons