Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MonicaNubiatoMatos.pdf2,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura, clima e comunicação organizacional na Rádio Piratininga de Jaú
Autor(es): Matos, Mônica Nubiato
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: Comunicação organizacional
Cultura organizacional
Clima organizacional
Rádio Piratininga de Jaú (emissora de rádio)
Radiodifusão
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 7-Out-2014
Referência: MATOS, Mônica Nubiato. Cultura, clima e comunicação organizacional na Rádio Piratininga de Jaú. 2014. 104, [25] f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar, a partir da estrutura institucional e administrativa, a cultura, o clima e a comunicação organizacional da Rádio Piratininga de Jaú, emissora de rádio no interior paulista, bem como as relações que o veículo desenvolve com o público interno. Não se pretende aqui fazer uma análise de recepção, mas perceber como a Rádio Piratininga se comunica e os elementos que dimensionam essa comunicação. O objetivo é examinar o modelo organizacional e a comunicação interna, considerando aspectos culturais e o relacionamento entre os membros da equipe na hierarquia e fluxos de trabalho. A metodologia de pesquisa se baseia na aplicação de questionário, com foco no modelo organizativo empregado pela rádio. Busca-se, ainda, analisar o modelo de relacionamento com os públicos e refletir o papel da rádio no cotidiano do município de Jaú. A partir dos resultados, percebe-se a comunicação organizacional balizada em aspectos hierárquicos, dentro de uma estrutura organizacional de controle de poder – uma única voz de liderança para todos os departamentos e ausência de gerenciamento. Em contrapartida, a relação de proximidade com os ouvintes e clientes comerciais contribui para a manutenção da audiência e sobrevivência no mercado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this research is analyze culture, climate and organizational communication Piratininga Radio Jau, radio station from São Paulo state, as well the workforce relations, in the institutional and administrative structure perspective. It is not intended to make an analysis of reception, but notice how Piratininga Radio communicates and the elements that scale this communication. The objective is to look over the organizational model and internal communication, considering cultural aspects and the relationship between the team members in the hierarchy and workflows. The research methodology is based on a questionnaire, focusing on the organizational model employed by radio. We seek to further analyze the relationship model with public and reflect the role of radio in everyday life of the Jau city. From the results, it is perceived organizational communication guided by hierarchical aspects within a control organizational structure of power: just one voice of leadership for all departments and absence management. In contrast, closer relationship with listeners and commercial customers contributes to the maintenance of audience and market survival.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons