Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8555
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LauraCorreadePaula.pdf2,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de crises nas redes sociais : estudo de caso sobre as crises das marcas Ades e Toddynho
Autor(es): Paula, Laura Corrêa de
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Redes sociais on-line
Imagem organizacional
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 7-Out-2014
Referência: PAULA, Laura Corrêa de. Gestão de crises nas redes sociais: estudo de caso sobre as crises das marcas Ades e Toddynho. 2014. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho busca entender como a gestão, o gerenciamento e o monitoramento das redes sociais são capazes de contribuir para a manutenção da imagem de uma organização durante o desdobramento de uma crise. Sendo assim, buscou-se identificar quais ações são exigidas pelas redes sociais à organização para que ela consiga mitigar a crise e ter sua imagem organizacional pouco afetada. Foram adotados como principais processos metodológicos o estudo de caso e a revisão bibliográfica. Pela grande repercussão nas redes sociais e nas mídias tradicionais, foram escolhidos o caso do suco de maçã contaminado da marca Ades, em 2013, e o caso do produto Toddynho, em 2011. O objetivo geral foi descrever e analisar as ações tomadas pelas duas marcas nas redes sociais e fora delas ao longo da crise. Foi necessário estudar os conceitos de crise, imagem, reputação e identidade organizacional, diferenciar redes de mídias sociais e compreender o processo de gestão, gerenciamento e monitoramento de crises nas redes sociais. Constatou-se que esses processos não são capazes sozinhos de mudar a imagem de uma organização durante a crise, mas quando bem articulados, juntamente com as ações externas da empresa, são capazes de auxiliar na manutenção da imagem e contribuir para que a organização não seja tão afetada a ponto de sucumbir.
Abstract: The present work tries to understand how management, administration and monitoring the social networks are capable of contributing to the maintenance of the image of an organization during the deployment of a crisis. Therefore, it has been tried to identify which actions are required from the organization by the social networks so that it can mitigate the crisis and have its organizational image little affected. It has been adopted as main methodological processes the event study and the literature review. For their enormous repercussion at the social networks and in the traditional medias, the contaminated Ades apple juice event, in 2013, and the Toddynho product event, in 2011, were chosen. The general purpose was to describe and to analyze the actions taken by the two trends at the social networks and out of them during the crisis. It was necessary to study the concepts of crisis, image, reputation and organizational identity, to differentiate social media networks and to comprehend the process of management, administration and monitoring crises at the social networks. It has been found that these processes are not able by themselves to change the image of an organization during a crisis, but, when well articulated, together with the external actions of the company, are able to help with the maintenance of the image and to contribute so that the organization is not so affected to the point of collapsing.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons