Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoelmaSoaresdaCosta.pdf373,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implicações da gestão democrática na atuação do coordenador pedagógico das escolas do Novo Gama
Autor(es): Costa, Joelma Soares da
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Gestão escolar democrática
Coordenadores pedagógicos
Escolas - Novo Gama (GO)
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Out-2014
Referência: COSTA, Joelma Soares da. Implicações da gestão democrática na atuação do coordenador pedagógico das escolas do Novo Gama. 2013. 39 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os dilemas e os desafios que a gestão democrática impõe ao coordenador pedagógico no desenvolvimento de suas atividades no cotidiano escolar das escolas municipais do Novo Gama. Para tanto, discute-se o processo de democratização da gestão escolar numa perspectiva histórica do processo educacional e as implicações na ação educativa, abordando a importância e o papel do coordenador pedagógico no direcionamento e construção do PPP. Foi realizado um estudo de caso nas escolas municipais do Novo gama. Este estudo contou com a colaboração de 10 coordenadores que responderam a um questionário contendo 16 questões abertas. Os dados indicaram a relevância do papel do coordenador pedagógico e ressaltou a importância do trabalho em equipe, pois as decisões necessitam ser tomadas de forma coletiva e a construção de um trabalho articulado entre o diretor-coordenador-professor-pais-alunos-comunidade de forma que todos passem a ter responsabilidade, compromisso, compreensão e clareza sobre o trabalho de todos e de cada um. Pode-se concluir que os dilemas e os desafios que o coordenador enfrenta no cotidiano da escola são muitos: diretor por indicação politica, falta de autonomia, a não participação da equipe escolar e comunidade, substituição de professor, definição de sua função, valorização do seu trabalho, entre outros. Isso atribuído à falta de uma gestão democrática que se reflete de forma negativa na função do coordenador pedagógico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons