Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8529
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaCláudiaFerrazBonfim.pdf307,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão e coordenação articuladas para a promoção do trabalho pedagógico coletivo
Autor(es): Bonfim, Ana Cláudia Ferraz
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Coordenação pedagógica
Gestão escolar
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Out-2014
Referência: BONFIM, Ana Cláudia Ferraz. Gestão e coordenação articuladas para a promoção do trabalho pedagógico coletivo. 2013. 45 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa busca compreender como se dá a relação existente entre gestão e coordenação pedagógica no desenvolvimento do trabalho pedagógico coletivo realizado na escola e, com isso, identificar prováveis situações que interferem no mesmo. Como objetivos específicos foram propostos analisar, a partir do Projeto Político-Pedagógico da escola, como estão organizados os tempos-espaços para desenvolvimento do trabalho coletivo, mediados pela ação dos gestores e coordenação; identificar os mecanismos de articulação entre gestão e coordenação na promoção do trabalho pedagógico coletivo; identificar que concepção a gestão da escola tem sobre o papel da coordenação pedagógica no desenvolvimento do trabalho pedagógico coletivo; e identificar prováveis situações que afetam o desenvolvimento do trabalho pedagógico na instituição de ensino. Com esse intuito, realizou-se um estudo de caso, segundo a abordagem qualitativa de pesquisa, sendo utilizados os métodos de observação e entrevistas para a coleta das informações. Com base na análise das informações obtidas no campo de pesquisa, foi possível perceber que a relação entre gestores e coordenadores, com o intuito de viabilizar os trabalhos desenvolvidos no tempo/espaço da coordenação pedagógica precisa ser consolidada, tendo em vista que as atribuições administrativas da instituição de ensino detém da direção um tempo que dificulta a sua efetiva participação nos encaminhamentos voltados para o trabalho pedagógico coletivo no espaço/tempo da coordenação pedagógica.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons