Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8524
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RosangelaMarquesRibeiroSilva.pdf517,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação pedagógica : espaço e tempo de formação continuada de professores da escola municipal de Goiás
Autor(es): Silva, Rosângela Marques Ribeiro da
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Coordenação pedagógica
Jornada de trabalho
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 2-Out-2014
Referência: SILVA, Rosângela Marques Ribeiro da. Coordenação pedagógica: espaço e tempo de formação continuada de professores da escola municipal de Goiás. 2013. 46 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em uma instituição de ensino todos os segmentos precisam caminhar juntos em busca de uma educação de boa qualidade. Educação que forma cidadãos pensantes, questionadores, críticos, capazes de provocar transformações. Para isso se torna necessário existir uma cumplicidade, uma opinião homogênea, um desejo de mudar. Para tanto a conscientização da busca do conhecimento precisa ser constante. A escola, os professores, os pais, a comunidade em geral deve abraçar essa questão com visão mais ampla e muita força de vontade, viabilizando o processo. As conquistam resultam da luta, da união entre os pensamentos e as ações. Este estudo buscou compreender a jornada de trabalho como possibilidade para promover a participação dos professores nas reuniões de coordenação pedagógica, que, nesse caso, possui maior espaço e tempo determinado na carga horária, podendo consolidar a formação continuada, na própria escola. A pesquisa buscou fundamentação no arcabouço teórico que aborda esse tema, e em pesquisas de campo realizadas e divulgadas. Essa investigação ocorreu em uma escola pública do ensino fundamental do município de Goiás. A ideia central que norteou essa pesquisa foi à compreensão do contexto escolar, lugar onde os professores compartilham e participam das reuniões de coordenação pedagógica, como o espaço e tempo para a formação continuada. A análise dos dados nos permitiu concluir que os envolvidos na pesquisa acreditam que a reunião de coordenação pedagógica proporciona formação continuada, contudo é um momento que precisa ser implantado na rede de ensino municipal a qual a escola que trabalham esta inserida. O município ainda não implantou a jornada ampliada, no entanto este momento precisa acontecer com mais frequência e com um apoio mais eficiente porque se trata da prática docente, que pode contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons