Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcoCamposFerreiraPorto.pdf2,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sexta estação
Autor(es): Porto, Marco Campos Ferreira
Orientador(es): Sá, Andrea Campos de
Assunto: Fotografia artística
Fotografia - retratos
Vídeo-arte
Via-sacra
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 29-Set-2014
Referência: PORTO, Marco Campos Ferreira. Sexta estação. 2013. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Ver é um encontro entre o sujeito que olha e o objeto olhado. Este trabalho trata do encontro entre uma mulher – Verônica – e um homem – o Cristo. Do encontro entre uma imagem e as pessoas que acompanham o cortejo desse homem. Do encontro entre a dor desse homem e as dores das pessoas que o observam. Encontros promovidos pelo olhar. No olhar da mulher que percebe compadecida a dor de Jesus e transmite para os que estão ali presentes essa dor. Transmite através de uma imagem no pano e evoca o olhar dos demais com o gesto de levantar o tecido. Ela pede que vejam a dor presente no pano onde está impresso a imagem de Cristo e, em seguida, pede que todos se voltem para si e olhem para as suas próprias dores. Esse tecido, véu, lenço, pano ou sudário é uma imagem intrigante. É a imagem que supostamente revela a “verdadeira” face de Cristo. Uma face que não se conhece. A face da divindade tornada carne. Uma imagem adorada pelos fiéis e motivo de estudo de artistas e de teóricos da arte. A Via Sacra de Cristo é uma Via Dolorosa, um caminho de dor. Mas é na cena da Verônica, a Sexta Estação da Via Sacra, que a temática da dor é abordada; a cena que desencadeou o desenvolvimento do presente trabalho teórico - poético.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons