Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GeyssonFlavioMaranhaoSousa.pdf322,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Causas e consequências da ausência da família no ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Geysson Flávio Maranhão
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Coorientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Lar e escola
Educação - participação dos pais
Educação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Set-2014
Referência: SOUSA, Geysson Flávio Maranhão. Causas e consequências da ausência da família no ensino fundamental. 2013. 43 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A ausência dos pais ou responsáveis no Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia no Distrito Federal é uma preocupação constante de professores edemais membros da comunidade escolar. Com o objetivo de analisar e apontar as possíveis causas e consequências da ausência das famílias dos estudantes dessa instituição, realizou-se uma pesquisa qualitativa usando como metodologia o estudo de caso, o qual teve como foco observar a participação dos pais dos 8º anos da referida escola. Para tanto foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários, sendo aplicados aos pais e a professores. A análise dos dados coletados permite chegar a um entendimento melhor das causas e consequências geradas por esse abandono tais como: o baixo rendimento, a disciplina, dentre outros. Dentre os dados observados, pode-se afirmar que não basta apenas os responsáveis considerarem a educação importante, mas, sim, ter uma participação efetiva dentro do ambiente escolar, fazendo-se conhecedores das formas de participação, bem como as maneiras como essa participação poderão tornar-se contínua e eficaz, além de manter um diálogo aberto e franco com os professores de seus filhos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons