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Título: Infraestrutura rodoviária : concessões brasileiras
Autor(es): Sandim, Leandro César Martins
Orientador(es): Lucas, Vander Mendes
Assunto: Rodovias - infraestrutura
Concessões administrativas
Leilões públicos
Licitação pública
Data de apresentação: 24-Jul-2014
Data de publicação: 18-Set-2014
Referência: SANDIM, Leandro César Martins. Infraestrutura rodoviária: concessões brasileiras. 2014. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Hoje o Brasil conta com a segunda maior malha rodoviária sob concessão privada do mundo. Este documento analisa as necessidades de investimento e financiamento em infraestruturas no que tange as rodovias brasileiras, e destaca as concessões rodoviárias como solução aos gargalos de investimento, assim como melhorias que necessitam ser realizadas no modelo atual de concessão. O argumento básico deste documento é que talvez tenha chegado a hora do Brasil renovar suas atuais formas delicitação, tornando-o mais eficiente e extraindo melhores resultados para a sociedade, sem desestimular o setor privado a continuar realizando investimentos na área. O governo poderia atualizar o marco regulatório e contratual para tarifas de pedágio de modo a superar alguns dos problemas de desenho que geram um sistema de leilão relativamente ineficiente, onde os valores das tarifas de pedágio poderiam ser realizados.O trabalho analisa duas concessões a fim de verificar erros e acertos no modelo adotado, onde verifica que as empresas privadas ficam com o risco do empreendimento ao passo que melhoram a qualidade das vias concedidas e reduzem a necessidade pública de investimento no setor rodoviário. No entanto, os valores das tarifas poderiam ser melhores se adotadas formas diferentes de leilão durante o processo licitatório.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2014.
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