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Título: Perspectivas de abordagem a criança com síndrome de Down : uma revisão integrativa da literatura
Outros títulos: Prospects approach the child with Down Syndrome : an integrative literature review
Autor(es): Santos, Thiago Dantas Nascimento dos
Orientador(es): Bione, Edgar Guimarães
Assunto: Down, Síndrome de
Enfermagem pediátrica
Publicações científicas
Aconselhamento genético
Data de apresentação: 25-Jul-2014
Data de publicação: 16-Set-2014
Referência: SANTOS, Thiago Dantas Nascimento dos. Perspectivas de abordagem a criança com síndrome de Down: uma revisão integrativa da literatura. 2014. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2014.
Resumo: A síndrome de Down (SD) é a alteração cromossômica mais frequente em recém-nascidos com uma expressão de 1/660 nascidos vivos, acontecendo a trissomia do cromossomo 21. Avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre assistência de enfermagem à criança com Síndrome de Down no período de 2009 a 2013. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, o instrumento metodológico de coleta de dados foi desenvolvido por Sartoreto (2013), a coleta e análise dos dados seguiram os seis passos desenvolvidos por (MENDES et al, 2008). Foram coletados estudos publicados no período de 2009 a 2013, acerca do cuidado a crianças de 0 a 12 anos com Síndrome de Down, que trouxessem intervenções em saúde, publicados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, acessíveis de forma gratuita e que contivessem as palavras chave na pesquisa. Os estudos foram analisados e separados em temáticas que permitissem melhor agrupamento de ideias. Foram selecionados 15 artigos, sendo 10 encontrados na base de dados PubMed e 5 na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, sendo os anos de 2009 e 2010 os com maior representatividade de publicações acerca da temática, foram encontradas publicações em Português e Inglês, sendo a maioria das publicações na língua inglesa (9). Os artigos abordavam três temas que eram de fácil percepção: atenção direta a criança, atenção à família e trabalho dos profissionais de saúde. A atenção à família foi o tema que apresentou o maior número de publicações, devido a dependência de toda criança em relação aos pais ser algo esperado e uma maior dependência ainda de uma criança com SD, sendo assim a maioria das publicações se voltou a lidar com os pais e através deles possibilitar o cuidado.
Abstract: Down syndrome (DS) is the most frequent chromosomal alteration in newborns with an expression of 1/660 live births happening trisomy 21. To evaluate the evidence available in the literature on nursing care to children with Down Syndrome down in the period 2009-2013. This is an integrative literature review, methodological instrument for data collection was developed by Sartoreto (2013), the collection and analysis of data followed the six steps developed by (Mendes et al, 2008). Published studies were collected in the period 2009-2013, concerning care for children 0-12 years of age with Down syndrome, to bring health interventions, published in Portuguese, English and Spanish languages available free of charge and that contained the keywords in research. The studies were analyzed and separated into themes that allow better grouping of ideas. 15 articles were selected, the years 2009 and 2010 the most representative publications on the theme, 10 being found in the PubMed database and 5 in the database of the Virtual Health Library publications were found in Portuguese and English, with most publications in the English language (9). The articles addressed three themes that were easy perception: direct attention to child, family care and work of health professionals. The family care was the issue that had the highest number of publications, due to the dependence of a child from parents be something expected and even greater dependence of a child with DS, so the majority of publications turned the handle parents and through them possible care.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2014.
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