Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AliceOliveiraBatista.pdf776,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Temas emergentes em grupos socioeducativos
Autor(es): Batista, Alice Oliveira
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Grupos socioeducativos
Sociologia educacional
Professores - prática profissional
Drogas - abuso - tratamento
Psicodrama
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 16-Set-2014
Referência: BATISTA, Alice Oliveira. Temas emergentes em grupos socioeducativos. 2014. 80 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral indagar quais são os temas que emergem da fala dos participantes do Grupo Socioeducativo ao abordarmos o consumo de maconha, compreendendo que no atendimento a esses grupos há sempre temas que emergem que são de interesse comum. A grande maioria dos temas que surgem, mobiliza a todos e com isso, o grupo se movimenta e constrói conhecimento a partir do que foi eleito como tema. Para a melhor compreensão do assunto foi realizada uma pesquisa exploratória de Pesquisa-Ação com enfoque na abordagem qualitativa e fenomenológica sobre as experiências e relatos registrados em notas de campo acerca dos temas emergentes que surgiram na realização das sessões de grupos socioeducativos para indivíduos em conflito com a lei por uso de substâncias ilícitas. Buscando conhecer e analisar os temas que emergiram nesses grupos, definiram-se dois objetivos específicos: Investigar a Pedagogia Psicodramática em Grupos Socioeducativos e definir o papel do Pedagogo no Grupo Socioeducativo. No referencial teórico foram utilizados autores do Psicodrama, como Jacob Levy Moreno, Maria Alicia Romaña e Luis Falivene. Além disso, questões relacionadas à nossa legislação sobre a socioeducação, a educação de jovens e adultos, a questão das drogas e o papel do pedagogo diante destas demandas foram levantadas. Através dessa pesquisa notou-se que os temas emergentes que surgiram, como por exemplo, drogas, família, tráfico, escola, legalização, saúde, preconceito, dinheiro, tem o papel de unir os participantes dentro do grupo, incluindo cada um em seu contexto, de acordo com o que ele conhece e já viveu. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper has as main objective to inquire what are the themes that emerge from the speech of participants Socio Group in addressing marijuana use, understanding that in serving these groups there are always issues that arise that are of common interest. The vast majority of issues that arise, and mobilizes all this, the group moves and builds knowledge from being elected as a theme. For better understanding of the subject an exploratory action research with a focus on qualitative and phenomenological approach and reports on the experiences recorded in field notes about the emerging themes that emerged during the sessions of socio-educational groups for individuals in conflict with was performed the law by using illegal substances. Seeking to understand and analyze the themes that emerged in these groups, we defined two specific objectives: To investigate the Education Psychodramatic Drugs in Socio Groups and define the role of pedagogue in Socio Group. In the theoretical referential of Psychodrama authors were used like Jacob Levy Moreno, Maria Alicia Romaña and Luis Falivene. Moreover, regarding our legislation socioeducation issues, education for youth and adults, the drug issue and the role of the educator before these demands were raised. Through this research it was noted that emerging themes that arisen, for example, drugs, family, traffic, school, legalization, health, prejudice, money, has the role of uniting the participants within the group, including each in its context, according to what he knows and has lived.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons