Resumo: | Esse projeto consiste na realização de um memorial reflexivo e estendido. É um estudo em profundidade do itinerário formativo do autor, cujas pesquisas realizadas em sua maioria em Brasília-DF no período dos semestres 2º/2008 e 1º/2014. Este estudo expõe um objeto delimitado para analisar histórica e criticamente as contribuições sociais, educacionais e científicas dessas pesquisas e projetos realizados durante o curso presencial de Pedagogia pela Universidade de Brasília. Entendemos que esse projeto tem sua relevância social, na medida em que informa e contextualiza conceitos sobre a formação em Pedagogia, bem como registra ações para a vida profissional daqueles que tem na Educação uma futura ferramenta para a transformação da sua própria realidade seja por meio do próprio saber, seja por meio da profissão docente que o utiliza. Esse projeto é pertinente para o campo educacional, pois explana criticamente a legislação pedagógica atual, aborda eixos e categorias importantes para a formação de Pedagogo, ensina como pesquisar, ter senso crítico, investigativo e prático. Fomenta a diversidade, o planejamento, a execução de projetos de pesquisas, o pensar de forma científica.
Trilhando o Cerrado, trilhando os saberes é uma ilustração significativa para o autor, para quem trilhar o Cerrado é trilhar no entendimento de suas raízes de cidadão brasiliense no século vinte e hum e também trilhar em busca dos saberes dentro e fora da escola. Essa ilustração, “Cerradero do Brasil”, surge também do hábito do autor em praticar o atletismo de fundo em off road (no bioma cerrado), mas por expor um recorte de suas próprias produções e experiências no campo educacional em seu itinerário de formação, mas também suas memórias, raízes, casos, ambiguidades, contradições, limites e indeterminações. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This project consists of making a reflective and extended memorial. An in-depth study of the formation process of the author, whose research performed mostly in Brasilia during the 2º/2008 and 1º/2014. Exposes a scoped to critically analyze historical and social, educational and scientific contributions of such research and projects carried out during the actual course of Pedagogy at the University of Brasilia – UnB. We understand that this project has its social relevance, as it informs and contextualizes concepts on training in pedagogy, as well as records actions for professional life of those who have education in a future tool for the transformation of their own reality either by itself namely, whether through teaching profession that uses it. This project is relevant to the educational field, as critically explains the current educational legislation addresses axes and important for the formation of categories Educator, teaches how to search, have critical, investigative and practical sense. Fosters diversity, planning execution of research projects, scientific way of thinking. Treading the Cerrado, treading the knowledge is a significant illustration for the author, who treads the Cerrado, is treading in understanding its roots while brasiliense citizen in twenty-one century and also walk in search of knowledge inside and outside the school. This illustration, "Cerradero do Brasil" also arises from the author's habit of practicing athletics background in off road (in biome Cerrado), but by exposing a cut of his own productions and experiences in the educational field in its process of formation , but also their memories, roots, cases, ambiguities, contradictions, indeterminate and limits. |