Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThaisRibeirodeCarvalho.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogo “doce batalha”: estratégia lúdico-educativa na aprendizagem sobre diabetes tipo 1
Autor(es): Carvalho, Thais Ribeiro de
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Diabetes
Educação em saúde
Educação de crianças
Data de apresentação: 10-Jul-2014
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: CARVALHO, Thais Ribeiro de. Jogo “doce batalha”: estratégia lúdico-educativa na aprendizagem sobre diabetes tipo 1. 2014. 83 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, 2014.
Resumo: O Diabetes mellitus tipo 1 é uma das doenças crônicas mais comuns na infância, caracterizada pela necessidade de cuidados contínuos, promovidos pela educação em saúde. O jogo educativo mostra-se uma ferramenta útil para educação em saúde, promovendo a participação das crianças no tratamento e auxiliando no desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento da doença. Elaborou-se esta pesquisa devido à necessidade de construir um material educativo lúdico, para abordar o diabetes e os cuidados necessários, para uma população infantil. O objetivo foi desenvolver o jogo de tabuleiro DOCE BATALHA enquanto ferramenta de educação em saúde para criança com Diabetes mellitus 1. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizada em junho de 2014. Realizou-se uma entrevista e partida teste com uma criança diabética de 11 anos de idade. O uso do jogo influenciou positivamente na construção de conhecimentos e promoção do autocuidado. O DOCE BATALHA ainda permanece em construção, sendo o próximo passo a realização de um processo de validação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Diabetes mellitus type 1 is one of the most common chronic diseases in childhood, characterized by the need for continuing care, promoted by health education. Educational game shows to be a useful tool for health education, promoting the participation of children in treatment and helping in the development of skills to cope with the disease. This research was prepared because of the need to build a playful educational material to address diabetes and care required for a child population. The goal was to develop the board game DOCE BATALHA as a health education tool for children with diabetes mellitus 1. This is an exploratory qualitative research, the experience report type, held in June 2014. Conducted a interview and test starting with a diabetic child 11 years of age. The use of the game shown to positively influence the construction of knowledge and promotion of self-care. DOCE BATALHA is still under construction, with the next step to performing a validation process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Pedagogia, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons