Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VanessaSantamalvinaSantos.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O lugar das mulheres nos livros didáticos de história
Autor(es): Santos, Vanessa Santamalvina dos
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Livros didáticos
Mulheres nos livros didáticos
Mulheres - representações
Ensino fundamental - livros didáticos
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: SANTOS, Vanessa Santamalvina dos. O lugar das mulheres nos livros didáticos de história. 2014. 93 f. Monografia (Bacharelado em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O livro didático é o principal material pedagógico que os educadores das instituições escolares utilizam para desenvolver o conteúdo proposto no currículo. O Programa Nacional do Livro didático foi criado em 1985 com o objetivo de garantir aos alunos da rede pública de ensino o acesso a livros didáticos de qualidade e visa dar apoio ao professor e ao processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se com esse estudo analisar como a história da mulher está sendo contada a partir da coleção História nos dias de hoje, utilizado nos 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental em uma escola pública do Distrito Federal. Também será analisado como os alunos constroem a visão do feminino a partir do livro e das vivências que eles têm com as mulheres do seu convívio. A metodologia de análise do livro será análise documental e a análise da visão dos alunos será a pesquisa qualitativa através da entrevista focal com o grupo de estudantes. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The textbook is the major pedagogical material by which teachers from educational institutions use to develop proposed contents on scholar curriculum. In this respect, National Textbook Program, created in 1985, has the objective to ensure public school students to have access to quality textbooks, utilized as a tool to support teachers in teaching and learning process.The present study intends to analize how women’s history has been told from Coleção História Nos Dias de Hoje point of view, textbook used in a Federal Distric’s public school, from 6th to 9th Fundamental Grades. Also has been analized in this work how students construct females’s views from textbook compared to from personal experiences with women of their social intercourse. Textbook’s analysis methodology includes documental analysis and qualitative research of students’ point of view, by focal interview with a group of learners.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons