Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8362
| Título: | O ensino de geografia e sua contribuição para construção da cidadania |
| Autor(es): | Melito, Raquel Gusmão |
| Orientador(es): | Fernandes, Maria Lídia Bueno |
| Assunto: | Geografia (Ensino fundamental) Geografia - estudo e ensino Cidadania |
| Data de apresentação: | 2014 |
| Data de publicação: | 12-Set-2014 |
| Referência: | MELITO, Raquel Gusmão. O ensino de geografia e sua contribuição para construção da cidadania. 2014. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
| Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa, instigada a ser feita nas aulas de Educação em Geografia, tendo como principal objetivo verificar os conteúdos relacionados à Geografia e de que maneira os mesmo têm sido trabalhados no 4º ano do Ensino Fundamental. Acreditamos que o ensino de geografia possa contribuir na construção da cidadania das crianças, partindo da crença de que o objetivo da educação seja “formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo” (SANTOS, 1987, p. 126). Para isso utilizamos nessa pesquisa a observação não participativa e também, a observação participativa através da regência em sala de aula. As aulas serviram como fundamento de nossa pesquisa e através da análise das mesmas verificaremos se ao trabalhar conteúdos que constam no programa oficial da Secretaria de Educação podemos também participar na construção da cidadania das crianças. |
| Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
| Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons