Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RaquelTeixeiraDias.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenho na educação infantil : prática pedagógica lúdica na construção de conhecimento e imaginação infantis
Autor(es): Dias, Raquel Teixeira
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Desenho infantil
Atividades lúdicas
Prática de ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 11-Set-2014
Referência: DIAS, Raquel Teixeira. Desenho na educação infantil: prática pedagógica lúdica na construção de conhecimento e imaginação infantis. 2014. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender o desenho na educação infantil enquanto prática pedagógica lúdica na construção de conhecimento e imaginação, e como objetivos específicos: promover o desenho como prática pedagógica lúdica e analisar a construção de conhecimento e imaginação. No referencial teórico a pesquisa buscou desenvolver um breve histórico da Educação Infantil no mundo e principalmente no Brasil, seguindo com os aspectos do desenho como prática pedagógica lúdica, como desencadeador de produção de conhecimento e como incentivador da imaginação. A metodologia aplicada no trabalho foi a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora estruturou as atividades de desenho em sala Jardim I de uma escola pública de Educação Infantil do Distrito Federal. Os participantes foram as crianças de quatro e cinco anos e a pesquisadora. Foram organizadas quatro sessões de uma hora de duração com produção de desenho sobre o reconto de histórias contadas por meio de teatro; livro infantil; música e vídeos. O resultado comprova que as crianças gostam de desenhar, divertem-se quando desenham em práticas pedagógicas lúdicas e desencadeiam a imaginação e a produção de conhecimentos, utilizando também, de conhecimentos prévios. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa nos mostra como o desenho enquanto prática pedagógica lúdica é importante para o desenvolvimento infantil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons