Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8359
Título: | Desenho na educação infantil : prática pedagógica lúdica na construção de conhecimento e imaginação infantis |
Autor(es): | Dias, Raquel Teixeira |
Orientador(es): | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto: | Desenho infantil Atividades lúdicas Prática de ensino Educação de crianças |
Data de apresentação: | Jun-2014 |
Data de publicação: | 11-Set-2014 |
Referência: | DIAS, Raquel Teixeira. Desenho na educação infantil: prática pedagógica lúdica na construção de conhecimento e imaginação infantis. 2014. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender o desenho na educação infantil enquanto prática pedagógica lúdica na construção de conhecimento e imaginação, e como objetivos específicos: promover o desenho como prática pedagógica lúdica e analisar a construção de conhecimento e imaginação. No referencial teórico a pesquisa buscou desenvolver um breve histórico da Educação Infantil no mundo e principalmente no Brasil, seguindo com os aspectos do desenho como prática pedagógica lúdica, como desencadeador de produção de conhecimento e como incentivador da imaginação. A metodologia aplicada no trabalho foi a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora estruturou as atividades de desenho em sala Jardim I de uma escola pública de Educação Infantil do Distrito Federal. Os participantes foram as crianças de quatro e cinco anos e a pesquisadora. Foram organizadas quatro sessões de uma hora de duração com produção de desenho sobre o reconto de histórias contadas por meio de teatro; livro infantil; música e vídeos. O resultado comprova que as crianças gostam de desenhar, divertem-se quando desenham em práticas pedagógicas lúdicas e desencadeiam a imaginação e a produção de conhecimentos, utilizando também, de conhecimentos prévios. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa nos mostra como o desenho enquanto prática pedagógica lúdica é importante para o desenvolvimento infantil. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons