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Título: Gestão e política educacional : reflexões sobre a experiência da gestão educacional no Distrito Federal a partir dos Planos de Desenvolvimento Econômico e Social (PDES) e dos Planos Plurianuais (PPAs)
Autor(es): Freitas, Talita Lima
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Políticas educacionais
Educação e Estado - Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 11-Jun-2014
Data de publicação: 10-Set-2014
Referência: FREITAS, Talita Lima. Gestão e política educacional: reflexões sobre a experiência da gestão educacional no Distrito Federal a partir dos Planos de Desenvolvimento Econômico e Social (PDES) e dos Planos Plurianuais (PPAs). 2014. [64] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da gestão e política da educação no Distrito Federal a partir do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social – PDES e do Plano Plurianual – PPA do Governo. Estes Planos definem entre outros, as metas da educação para cada gestão de governo. É um trabalho que aborda a gestão da educação no Distrito Federal trazendo a tona questões sobre os valores sociais à educação. Os contatos diretos para realização deste trabalho demonstraram que cada governo, a cada gestão aponta novas e velhas metas para o setor educacional, no entanto, sem que os índices de educação no DF superem as metas. Em que pese a sintonia com as políticas educacionais federais percebe-se que cada ação de governo teve continuidades e descontinuidades, causando impactos positivos e negativos na condução da Educação no DF. O trabalho evidencia a importância das políticas públicas e da gestão democrática para a educação bem como da participação da sociedade civil na condução e acompanhamento destes planos para a consolidação do projeto educacional em vigência no Distrito Federal. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to reflect about the management and education policy in the Federal District from the Plan for Economic and Social Development - PDES and the Multiyear Plan - PPA Government. These plans define among others, the goals of education for each government management. It is a work that addresses the management of education in the Federal District bringing up questions about social values education. Direct contacts to perform this study demonstrated that each government, each pointing new and old management goals for the education sector, however, without the indexes education in DF exceed goals. Despite the line with the federal education policies is perceived that every government action had continuities and discontinuities, causing positive and negative impacts on the conduct of Education in DF. This work highlights the importance of public policies and democratic management education and participation of civil society in the conduct and monitoring of these plans to consolidate the educational project in effect in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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