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https://bdm.unb.br/handle/10483/8331
Título: | O bullying interferindo na construção social do estudante |
Autor(es): | Bezerra, Thaís Amanda dos Anjos |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Violência na escola Socialização Bullying Estudantes |
Data de apresentação: | 4-Jul-2014 |
Data de publicação: | 8-Set-2014 |
Referência: | BEZERRA, Thaís Amanda dos Anjos. O bullying interferindo na construção social do estudante. 2014. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho busca identificar as características marcantes de comportamento dos alunos que sofrem bullying e como este interfere na vida social desses estudantes quer também identificar como os profissionais de educação acreditam que a família deve fazer para lidar com a situação. O bullying é o comportamento agressivo que existe entre os estudantes, essas agressões se dão através da forma física, moral, verbal e psicológica. A abordagem do Bullying estará voltada neste trabalho para a construção social dos indivíduos que sofrem esse tipo de agressão, quais são as consequências geradas para a vida dessa vítima ainda quando criança e depois que chegam a maturidade da vida adulta. A pesquisa foi baseada nos autores Gustavo Teixeira que escreveu o livro Manual Antibullying, David Nasio que explica todo o trabalho de Freud em sua obra intitulada O prazer de ler Freud, Ana Beatriz Silva também faz parte deste elenco com seu bestseller Mentes Perigosas, entre outros que também foram base para esta pesquisa. A referente pesquisa está voltada para professores e coordenadores das instituições de ensino que lidam com alunos de 1º ao 5º ano. Nela buscou-se investigar o que esses educadores estão fazendo nas instituições acerca desse tipo de violência, como ela está sendo abordada, o que entendem acerca do assunto e o que acreditam que as famílias devem fazer com relação a esse problema.A pesquisa foi realizada por meio de questionário para professores, coordenadores e orientadores que abrangem os alunos do 1º ao 5º ano. A pesquisa será apresentada e analisada de acordo com as respostas e o conhecimento no que diz respeito ao bullying que os educadores da instituição de ensino pesquisada apresentaram. Optou-se por desenvolver a análise das seguintes categorias: 1) Como o bullying é compreendido; 2) Como o bullying interfere na vida social; 3) Como o bullying deve ser tratado em sala de aula; 4) Principais mudanças de comportamento da vítima; 5) Postura da família diante do bullying.Os objetivos do presente trabalho, foram contemplados nesta instituição de ensino, pois os profissionais e a instituição demonstraram ter interesse em combater este tipo de violência escolar. A instituição tem trabalhado para que esse problema não seja frequente, mas seu programa ainda apresenta diversas falhas que precisam ser melhoradas com urgência. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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