Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8329
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RubensdeAmorimLeal.pdf480,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do projeto interventivo da EJA para estudantes com necessidades educacionais especiais sob a perspectiva da exclusão internalizada
Autor(es): Leal, Rubens de Amorim
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 5-Set-2014
Referência: LEAL, Rubens de Amorim. Análise do projeto interventivo da EJA para estudantes com necessidades educacionais especiais sob a perspectiva da exclusão internalizada. 2013. 91 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho final de curso tem como objetivo geral à análise da implementação do (Projeto Interventivo da EJA para Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais) e como objetivos específicos conhecer a proposta do projeto em relação a exclusão e inclusão; Identificar a percepção da comunidade escolar em relação ao projeto interventivo; Discutir sobre as condições de acesso e permanência do estudante com necessidades educacionais especiais na EJA, maior de 14 anos que se encontra em defasagem idade/série; Identificar as diversas conceituações sobre inclusão, exclusão e deficiência. Para que tais objetivos fossem alcançados, o referencial teórico está pautado na construção histórica da deficiência, a influência dos determinantes econômicos na construção do conceito de deficiência, exclusão e inclusão e como o capital faz uso dos termos da inclusão para excluir. Foi desenvolvida uma metodologia interpretativa das narrativas dos sujeitos para a realização da pesquisa empírica, qualitativa. Utilizou-se questionários com questões abertas com os pais, professores e profissionais da educação, sendo realizada no contexto de uma escola pública do Distrito Federal na cidade de Santa Maria/DF. Foi possível estabelecer relações entre o sentido das vivências discriminatórias e os instrumentos de práticas de inclusão e exclusão. Os resultados sugerem que todos os sujeitos são marcados por formas de exclusão. Porém o reconhecimento da exclusão se dá apenas de forma indireta na narrativa em função de práticas veladas de exclusão. O Projeto Interventivo da EJA para Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, canalizam e reforça a cultura de culpabilização do sujeito deficiente e sua família pelo seu fracasso escolar, isentando o Estado da responsabilidade da educação formal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons