Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PaulodeAvilaRito.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação do Exército Brasileiro na área internacional e a política externa do Brasil
Autor(es): Rito, Paulo de Ávila
Orientador(es): Santos, Maria Helena de Castro
Assunto: Brasil. Exército
Brasil. Forças armadas
Brasil - relações exteriores
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 5-Set-2014
Referência: RITO, Paulo de Ávila. A atuação do Exército Brasileiro na área internacional e a política externa do Brasil. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Exército Brasileiro, por meio da 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, formula e propõe a política para as atividades da Força Terrestre na área internacional; emite pareceres sobre as atividades na área internacional de interesse para a Instituição; propõe, planeja, organiza e conduz as negociações com Exércitos de Nações Amigas acerca das diversas atividades a serem executadas entre ambas as Forças e liga-se com o Ministério da Defesa e das Relações Exteriores no trato de questões relativas às suas atividades. Assim sendo, o autor analisa a atual política do Exército Brasileiro para as atividades na área internacional, ressalta a importância do estreitamento dessa política com a conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores e apresenta conclusões parciais e sugestões para o perfeito alinhamento das atividades do Exército com os rumos da Nação na área internacional. _____________________________________________________________________________ RESUMEN
El Ejército Brasileño, por medio de la Quinta Subcomisión del Estado Mayor del Ejército, formula y propone políticas para las actividades de la Fuerza Terrestre en el ámbito internacional; opina acerca de las actividades en el área de interés internacional a la institución; propone, planifica, organiza y dirige las negociaciones con los Ejércitos de Naciones Amigas en las diversas actividades que se realicen entre ambas fuerzas y se conecta con el Ministerio de defensa y el de Asuntos Exteriores en el tratamiento de cuestiones relacionadas con sus actividades. Así, el autor analiza la política actual del Ejército Brasileño para las actividades en el ámbito internacional, subraya la importancia de fortalecer esa política con las llevadas a cabo por el Ministerio de las Relaciones Exteriores y presenta conclusiones parciales y sugerencias para la perfecta alineación de las actividades del Ejército con la dirección de la Nación en el ámbito internacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Especialização em Relações Internacionais, 2013.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons