Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LorraneCarolinedeOliveira.pdf670,44 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
dc.contributor.authorOliveira, Lorrane Caroline de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorrane Caroline de. O lúdico como fator de qualidade na educação infantil: visão de professoras. 2014. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractA pesquisa aqui desenvolvida teve como objetivo analisar a visão de professoras da educação infantil sobre o lúdico como fator de qualidade nessa etapa da educação. Visa neste trabalho verificar a prática pedagógica de professoras da educação infantil no âmbito lúdico, reconhecer a importância do lúdico na educação infantil, analisar o lúdico como fator de qualidade na educação infantil e apresentar resultados que evidenciem o lúdico como fator de qualidade. Neste sentido, o presente trabalho está organizado em três partes: Memorial, Monografia e Perspectivas Futuras. Na primeira parte são resgatadas memórias importantes da vida pessoal, escolar e acadêmica da autora que colaboraram para sua formação e sua situação atual. A segunda parte relata uma pesquisa sobre a visão de professoras de educação infantil sobre o lúdico como fator de qualidade, onde está presente um referencial teórico no âmbito da educação infantil e seu histórico, da qualidade na educação infantil e do lúdico como fator de qualidade na educação infantil. Além disto, foi realizado um levantamento de dados com uma abordagem qualitativa da pesquisa e seu contexto, os participantes, instrumentos, construção de dados e procedimentos de análise dos dados, a qual teve como base a qualidade na prática pedagógica, o sentido da prática lúdica na educação infantil e o lúdico e a qualidade na educação infantil. A terceira parte, perspectivas futuras, apresenta caminhos que a mesma pretende seguir após a conclusão do curso de pedagogia. Os dados mostraram a relevância do lúdico para a educação infantil, sendo fundamental para criança e singular para seu desenvolvimento. Apesar de ser pouco usado, todas as professoras entrevistaras reconhecem o lúdico como fator de qualidade na educação, levando em conta todo o contexto e o ambiente o qual estão.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordQualidade (Educação)en
dc.titleO lúdico como fator de qualidade na educação infantil : visão de professorasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-05T22:56:18Z-
dc.date.available2014-09-05T22:56:18Z-
dc.date.issued2014-09-05T22:56:18Z-
dc.date.submitted2014-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8322-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons