Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8309
Título: | Entre a vida universitária e a vida profissional : sentidos subjetivos do futuro professor |
Autor(es): | Pinto, Karina Panizza de Sousa |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Professores - formação Subjetividade - educação Estudantes universitários Pedagogia |
Data de apresentação: | 3-Jul-2014 |
Data de publicação: | 5-Set-2014 |
Referência: | PINTO, Karina Panizza de Sousa. Entre a vida universitária e a vida profissional: sentidos subjetivos do futuro professor. 2014. 81 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho foi feito a partir das experiências e vivências da autora durante o curso de graduação em Pedagogia entre os anos de 2010 a 2014. Seu objetivo é compreender os sentidos subjetivos relacionados a docência envolvidos no processo de graduação de duas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre do ano de 2014 no âmbito da Faculdade de Educação da UnB. Metodologicamente o trabalho aqui colocado respalda-se na Epistemologia Qualitativa proposta por Gonzalez Rey (2005) que considera o caráter construtivo-interpretativo, reflexivo e dialógico da pesquisa. A característica construtivo-interpretativa assume que o conhecimento não está posto durante a pesquisa, mas deve ser construído no decorrer do processo. Esse modo de construir a pesquisa supera a especulação em si, entretanto assume-a como fundamental na formulação do conhecimento. Como processo dialógico a Epistemologia Qualitativa enfatiza os processos comunicativos entre pesquisador e participantes para que esses se constituam sujeitos de pesquisa. Nessa perspectiva a pesquisa não se configura como um compêndio de dados, mas como uma possibilidade processual de reflexão sobre uma temática que constantemente adquire novas definições. Durante a pesquisa foram elaborados instrumentos para a construção dos dados. Realizou-se com cada uma das participantes uma entrevista aberta, um completamento de frases e a construção seguida de análise de um mural de fotos. Os dados construídos durante a pesquisa apontaram os sentidos subjetivos configurados a partir das vivências de cada participante ao longo do curso de graduação e as suas relações com a constituição subjetiva a respeito da docência. Como discussão o estudo destaca a diversidade das ênfases subjetivas que cada estudante vai configurando ao longo de seu processo formativo e que organiza a singularidade com que uma mesma proposta curricular é vivenciada por cada futuro professor. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This work was done from the lived experiences of the author during the course of Pedagogy between the years 2010-2014. The object of this research is to understand the subjective senses in the teaching process of two undergraduate students of Pedagogy at University of Brasilia. The study was conducted during the first half of 2014 in the context of the Faculty of Education at UnB. Methodologically the work is draws upon the Qualitative Epistemology proposed by Gonzalez Rey (2005) which considers the constructive-interpretive, reflective and dialogic nature of the research. The constructive-interpretative feature assumes that knowledge is not done during the search, but should be built in the research process. This way of building the research outweighs the speculation itself, but assumes it as essential in the formulation of knowledge. As a dialogical process, the Qualitative Epistemology emphasizes the communicative processes between researcher and participants, allowing them to become subjects of the research. In this perspective the research is not qualify as a compendium of data, but as a procedural possibility of reflection on a theme that constantly adds new definitions. During the research were drawn instruments for the construction of the data, such as semi-structured interview, a phrase completing, and a wall photos followed by its analysis. As data analysis the research pointed out the subject senses configured from experiences of each participant during the undergraduate course and their connection with the subjective constitution of the teaching process. As discussion the study highlights the diversity of subjective emphasis which each student configures during his/her formative process and that organizes the singularity how the same curricular proposal is lived by each future teacher. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons