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Título: Feminização da profissão docente : a escolha da jovem mulher na rede de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Paccola, Jéssica Quintas
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Mulheres nas profissões
Orientação profissional
Relações de gênero
Professoras
Ensino
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 5-Set-2014
Referência: PACCOLA, Jéssica Quintas. Feminização da profissão docente: a escolha da jovem mulher na rede de ensino do Distrito Federal. 2014. x, 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem como um dos objetivos abordar a questão de gênero na docência observando a história da feminização do magistério, ocorrida ao longo dos anos no Brasil. Procura, também, identificar os elementos feminizados presentes na caracterização deste profissional que foram se corroborando à medida em que a mulher foi conquistando seu espaço em sala de aula e o homem abandonando-a para exercer cargos e funções de cunho mais administrativo. Em um segundo momento, identifica a questão da escolha profissional e sua relação com o gênero como um fator motivador para que a escolha pela docência se torne, preferencialmente, feita pelas mulheres e tenta identificar algumas fases pertencentes à vivência profissional que culminariam ou não na satisfação ou insatisfação com essa escolha. Diante de tais questionamentos, a monografia tentou encontrar as motivações, representações, o valor dado à profissão, bem como a possível existência de uma visão dicotomizada do perfil do professor, atribuído pelas próprias mulheres participantes da pesquisa, que identificasse uma qualificação ou desqualificação de seu trabalho em vista da questão de gênero.
Abstract: This research has as an objective to address the issue of gender in teaching observing the history of the feminization of the teaching profession, which occurred over the years in Brazil. It also seeks to identify the elements present in feminized characterization of this person we were corroborating the extent that the woman was winning its way into the classroom and the man leaving her to perform duties and functions are more administrative in nature. In a second step, identifies the issue of career choice and its relationship with gender as a motivating factor in the choice of teaching becomes preferentially taken by women and tries to identify some phases belonging to the culminating professional experience or not satisfaction or dissatisfaction with the choice. Given these questions, the thesis tried to find the motivations, representations, the value given to the profession as well as the possible existence of a dichotomized view of the teacher profile assigned by the women themselves participants, to identify a qualification or disqualification of your workin view of gender.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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