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Título: A importância do ensino de Geografia para a construção da representação do espaço em criança do 4º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Cena, Jéssica Alves de
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Geografia - estudo e ensino
Percepção espacial
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 5-Set-2014
Referência: CENA, Jéssica Alves de. A importância do ensino de Geografia para a construção da representação do espaço em criança do 4º ano do Ensino Fundamental. 2014. 100 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa aqui descrita foi motivada a partir de observações feitas dentro do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia, leituras e discussões geradas na disciplina Educação em Geografia e, objetivou analisar o processo de representação espacial de quatorze crianças do 4º ano do Ensino Fundamenta por meio do desenho. Além disso, buscou apresentar as relações entre alfabetização geográfica e as práticas socioespaciais cotidianas, para ressaltar a importância da Geografia na educação básica, uma vez que essa área do conhecimento tem importantes contribuições ao desenvolvimento da percepção espacial, cartografia e, em consequência, ao próprio processo de leitura do mundo. Desse modo com base nas orientações curriculares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dos anos 2009 a 2013 para a disciplina de Geografia era esperado que nos desenhos “quem sou eu? Minha casa, minha escola e trajeto casa-escola” os sujeitos tivessem familiarizados com conceitos como: orientação, coordenação de pontos de vistas, proporcionalidade, lateralidade. Verificamos que muitos dos “erros” evidenciados pelos sujeitos, decorrem da dificuldade inerente ao nível de compreensão da realidade em que as crianças envolvidas se encontram e da forma como a escola trabalha os conceitos relativos a noção de espaço e sua representação. Infelizmente muitos docentes não dão importância ao aprendizado espacial, desconsiderando o como instrumento necessário à vida dos estudantes, como domínio de conceitos e de referenciais espaciais para deslocamento e ambientação, e ainda coopera para que os sujeitos tenham uma visão consciente e crítica de seu espaço social. ______________________________________________________________________________ RESUMEN
La investigación descrita aquí fue motivada a partir de observaciones realizadas en el Programa de Iniciación a la Docencia (PIBID) Pedagogía, lecturas y discusiones generadas en las clases de Educación en Geografía y he tenhido como objetivo analizar el proceso de la representación espacial de catorce niños del 4º año del la educación básica a través del dibujo. Por otra parte, hemos tratado de evaluar la relación entre la alfabetización geográfica y las prácticas socio-espaciales de todos los días, para destacar la importancia de la geografía en la educación básica, ya que este campo tiene importantes contribuciones al desarrollo del espacio, la percepción cartografía y, por tanto, con el proceso de lectura en el mundo. Así, con base en los Directrices curriculares de la Secretaría de Educación del Distrito Federal Estado en los primeros años de la escuela primaria, los años 2009 a 2013 para la disciplina de la geografía se esperaba que los dibujos "¿Quién soy? Mi casa, mi escuela y la trayectoria de la escuela a casa " los sujetos estaban familiarizados con conceptos como: la orientación, la coordinación de puntos de vista, la proporcionalidad, la lateralidad. Hemos encontrado que muchos de los "errores" evidenciadas por el tema, son el resultado de la dificultad inherente en el nivel de comprensión de la realidad en la que los niños están involucrados y cómo funciona la escuela de los conceptos relacionados con la noción de espacio y su representación. Por desgracia, muchos profesores no dan importancia al aprendizaje espacial, despidiendo como una herramienta necesaria para la vida del estudiante, tales como los conceptos de dominio y marcos para desplazamiento espacial y el ambiente, e incluso colabora para que los sujetos tienen una visión consciente y crítica de su espacio social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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