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Título: O brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança : a perspectiva de professores de educação infantil
Autor(es): Costa, Helena Beatriz Brito da
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Prática de ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: 16-Jun-2014
Data de publicação: 4-Set-2014
Referência: COSTA, Helena Beatriz Brito da. O brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança: a perspectiva de professores de educação infantil. 2014. 116 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O tema investigado pelo presente trabalho de conclusão do curso de graduação em Pedagogia trata sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança na perspectiva de professores de Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, que ministram aulas para educandos com idade entre 04 e 05 anos. A pesquisa foi realizada junto a professores da turma do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, da Universidade de Brasília, ofertado em convênio com a Secretaria de Educação do DF e Ministério da Educação. O objetivo principal deste trabalho é investigar as contribuições do brincar para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na perspectiva de professores de Educação Infantil da rede pública do Distrito Federal. Como objetivos específicos, destacam-se: analisar a presença do brincar no cotidiano escolar das crianças e na prática pedagógica dos professores de Educação Infantil, refletir como as mediações pedagógicas dos professores interferem nas brincadeiras infantis e verificar se os professores percebem as contribuições do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. A pesquisa possui abordagem qualitativa, constituindo um estudo de campo cujo caráter é o exploratório qualitativo. Para a obtenção das informações, foram analisados 20 questionários respondidos pelos professores da turma do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. As informações obtidas pelos questionários foram dispostas em 8 categorias, criadas a priori conforme os procedimentos de análise. Cada categoria refere-se a uma pergunta do questionário e envolve diversos termos que foram agrupados em classes conforme a relação semântica entre as respostas dos participantes. Os resultados apontados a partir da análise e discussão das categorias indicaram que os professores percebem as contribuições do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança, uma vez que ele promove o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, a interação com outras crianças e com o adulto e o aprendizado de regras e limites que serão demasiado úteis para a vida dos educandos. Além disso, percebeu-se que o brincar se faz presente a todo momento na prática pedagógica dos professores participantes por meio brincadeiras dirigidas e livres, jogos de concentração e raciocínio lógico, brincadeiras e jogos populares e promotores da imaginação e criatividade, esportes, jogos com o corpo humano e alfabeto. Por sua vez, as brincadeiras presentes no cotidiano dos alunos contribuem para favorecimento da autonomia e são propostas em momentos diversificados da aula e em diferentes espaços da escola. Dessa maneira, conclui-se que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, porque ao brincar, ela poderá comunicar-se e interagir com outras pessoas e com o ambiente em que vive. Os professores, ao perceberem essa importância, buscam contribuir para que seus alunos aproveitem ao máximo os recursos lúdicos oferecidos durante as aulas, pois os jogos e brincadeiras podem constituir instrumento de apropriação e aprendizado do mundo pela criança.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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