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Título: Bilinguismo no Brasil : um estudo em duas escolas do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Isabel Machado da
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Educação bilíngue
Bilinguismo
Língua materna
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 4-Set-2014
Referência: SILVA, Isabel Machado da. Bilinguismo no Brasil: um estudo em duas escolas do Distrito Federal. 2014. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este é um trabalho de conclusão de curso resultado de uma pesquisa desenvolvida desde a disciplina Projeto 3. Trata-se de um breve estudo sobre a prática do bilinguismo e a função social de duas escolas bilíngues do Distrito Federal. A finalidade é esclarecer quem são os sujeitos bilíngues e o porquê da escolha por essas escolas. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo, analisou os discursos dos responsáveis de alunos e alguns professores, para, através da Análise de Discurso, compreender acerca da prática do bilinguismo no Brasil. Duas escolas foram o campo da pesquisa, sendo uma particular considerada bilíngue e a outra um centro de línguas, de natureza pública, ambas localizadas em Brasília, Distrito Federal. Os princípios teóricos pautaram-se em Harmers e Blanc (2000), especialmente quando abordam sobre as seis dimensões do bilinguismo e suas teorias foram as que explicaram com mais propriedade o conteúdo. Conceituou-se a origem, os fundamentos e as diferenças do bilinguismo. Os resultados apontam que entender esse assunto é, primeiro, necessário perceber o contexto em que esse sujeito se encontra e que no Brasil se pratica o bilinguismo, mas não se tem consciência disso, tendo em vista que há um mito de que ser bilíngue é próprio da elite. Tanto os professores como os pais/responsáveis pelos alunos compreendem que o bilinguismo é uma prática destinada a uma minoria. Concluímos que o bilinguismo no Brasil se diferencia do americano devido a importância dada a primeira língua. Nos Estados Unidos, todos, sejam nativos ou imigrantes, devem aprender a L1/Língua materna como forma de inserção social. No Brasil, aprende-se a L2/segunda língua como forma de segregação social. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is a result of completion of a research discipline developed from Project 3. This is a brief study on the practice of bilingualism in Brazil and the social function of bilingual schools in DF. The purpose is to clarify who are the bilingual subjects and why the choice of these schools. Methodologically, a qualitative research, analyzed the speeches of the heads of students and some teachers, for, through Discourse Analysis, understanding about the practice of bilingualism in Brazil. Two schools were the research field, with a particular considered bilingual and other language center of a public nature, both located in Brasília, Distrito Federal. The theoretical principles guided in Harmers and Blanc (2000), especially when dealing on the six dimensions of bilingualism and his theories were that explained more property content. Conceptualized the origin, the reasons and differences of bilingualism. The results point to understand this matter is first necessary to understand the context in which the subject finds in Brazil and that bilingualism is practiced, but not aware of it, given that there is a myth that being bilingual is itself elite. Both teachers and parents / guardians by the students understand that bilingualism is a practice aimed at a minority. We conclude that bilingualism in Brazil differs from the U.S. due to the importance given to the first language. In the United States, all, whether native or immigrant must learn maternal L1/mother tongue as a means of social inclusion. In Brazil, one learns to L2/second language as a form of social segregation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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