Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_MarceloAugustoGozzerViegas.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto da fonte de alimentação para o nó remoto do sistema de controle de irrigação (SCI)
Autor(es): Viegas, Marcelo Augusto Gozzer
Orientador(es): Costa, José Camargo da
Assunto: Energia elétrica - distribuição
Painel solar fotovoltaico
Energia solar
Data de apresentação: 2003
Data de publicação: 9-Fev-2010
Referência: VIEGAS, Marcelo Augusto Gozzer. Projeto da fonte de alimentação para o nó remoto do sistema de controle de irrigação (SCI). 2003. 101 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Com a extensa rede de distribuição de energia elétrica, o uso de painéis solares fotovoltaicos tem sido relevantes para a alimentação de sistemas pontuais situados em locais de difícil acesso. O Projeto da fonte de alimentação para o nó remoto do Sistema de Controle de Irrigação (SCI) apresenta um modelo de circuito que atenderá às necessidades de um sistema de controle completo, com sensor de pressão, microprocessador e transceptor de RF. Diversos testes de funcionalidade e eficiência foram realizados e apresentados nesse trabalho. O objetivo do seguinte projeto é idealizar, dimensionar e indicar uma topologia para a construção da fonte de alimentação das estações remotas de campo, levando em conta alguns aspectos importantes como autonomia, consumo, estabilidade, temperatura, umidade, preço, tamanho, eficiência, disponibilidade no mercado e facilidade de implementação e manutenção, dentre outros aspectos. Essa fonte deverá ser baseada em alimentação por painéis solares que manterão carregadas um conjunto de baterias. O sistema deverá ser simples o bastante para prover um meio de carregamento das baterias com o mínimo custo possível, ao mesmo tempo em que maximiza o ciclo de vida delas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.TCC.830
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.