Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EvelynMartinsRodrigues.pdf479 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções sobre criança e infância e a influência da sociedade de consumo no processo de desenvolvimento infantil
Autor(es): Rodrigues, Evelyn Martins
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Crianças
Sociedade de consumo
Crianças - desenvolvimento
Pais e filhos
Data de apresentação: 16-Jun-2014
Data de publicação: 3-Set-2014
Referência: RODRIGUES, Evelyn Martins. Concepções sobre criança e infância e a influência da sociedade de consumo no processo de desenvolvimento infantil. 2014. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a percepção que os pais têm sobre o conceito de criança e infância e da influência da sociedade de consumo no desenvolvimento das crianças. Para isso, o trabalho busca abordar a concepção de infância e criança a partir de alguns teóricos como Ariés e Postman, na perspectiva do desenvolvimento infantil a monografia apresenta Piaget, Wallon e Vygotsky. Foi utilizado para a pesquisa o método exploratório descritivo, na qual foi aplicado um questionário a quatro mães e a quatro pais. As análises das informações revelam que os pais concebem as crianças como seres em fase inicial do desenvolvimento que necessitam de cuidados e educação, além de serem indivíduos dotados de inocência e imaturidade. A infância foi conceituada pelos pais participantes como um período da vida humana que se caracteriza pela formação de caráter e personalidade, assim como um período que também constitui-se de descobertas, fantasias e brincadeiras. Com relação as influências que favorecem o consumo, infere-se com esta pesquisa que tanto a sociedade quanto a família são instituições preponderantes para determinar não somente o consumo infantil, mas o comportamento e a forma de viver das pessoas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons