Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8295
Título: | Processo de alfabetização de alunos em contexto bilíngue |
Autor(es): | Silva, Débora Lima da |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Alfabetização Educação bilíngue Língua inglesa - estudo e ensino Aquisição da segunda língua |
Data de apresentação: | 7-Jul-2014 |
Data de publicação: | 3-Set-2014 |
Referência: | SILVA, Débora Lima da. Processo de alfabetização de alunos em contexto bilíngue. 2014. 77 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Durante o processo de alfabetização, expectativas são criadas tanto pelos alunos quanto por seus pais, uma vez que na alfabetização estarão fazendo novas descobertas e estarão mais munidos de ferramentas para se colocar no mundo. O desenvolvimento da escrita e leitura faz com que a criança descubra caminhos por si só e sua escrita torna-se uma contribuição pessoal e social ao universo. Junto com este tema, os alunos de uma educação bilíngue devem lidar com o contexto do bilinguismo: a aquisição de uma segunda língua atrelado ao processo de alfabetização da língua materna. Diante desse quadro, os estudantes se deparam com desafios e descobertas interessantes, portanto, o presente trabalho tem como objetivo refletir as relações, influências de ambas as línguas e desafios que os mesmos estão atrelados, através de três observações de sala de aula, três roteiros de entrevistas realizadas com professoras de inglês e análise de duas atividades de alunos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT During the process of literacy, expectations are created by students and their parents, since by literacy they will be making new discoveries and will be provided with more tools to put yourself in the world. The development of writing and reading makes the child discover ways by themself and his writing is a contribution to the universe. Together with this context, the students of a bilingual education should deal with the acquisition of a second language along with the process of mother tongue literacy. With this hole picture, the students are faced with interesting challenges and discoveries, therefore, this study aims to reflect the relations and influences of both languages and challenges that they are linked, through three classroom observations, three interviews given to teachers of english and analysis of two student activities. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons