Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8293
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabianaMusaRodrigues.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento na educação de jovens, adultos e idosos
Outros títulos: Literacy in youth and adults education
Autor(es): Rodrigues, Fabiana Musa
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Alfabetização
Letramento
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 3-Set-2014
Referência: RODRIGUES, Fabiana Musa. Letramento na educação de jovens, adultos e idosos. 2013. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar se os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA estão saindo dos anos iniciais letrados, podendo assim, compreender textos lidos e/ou suas próprias produções textuais, conseguindo levar as informações para o dia a dia. Foi utilizada como base bibliográfica a teoria de alfabetização e letramento conforme exposto por Magda Soares (2010; 2011), a história da Educação de Jovens e Adultos, de Leôncio Soares (2011), e a teoria do letramento escolar, de Morais e Albuquerque (2006). A pesquisa desenvolvida foi qualitativa, e aconteceu durante a realização do Projeto 4 (prática docente/estágio), fases 1 e 2, com alunos de 4º e 5º ano do primeiro segmento de uma escola de rede pública de Planaltina – DF. Foram realizadas 30 observações no primeiro semestre de 2012 e foram ministradas 30 aulas no segundo semestre de 2012. Durante a pesquisa foi percebido que os alunos do 5º ano do ensino fundamental, possuem muitas dificuldades na leitura, interpretação/compreensão e produção de textos, sendo esses pouco trabalhados dentro da sala de aula. A maior preocupação, na maioria, dos professores de EJA é verificar se os alunos sabem apenas ler, escrever e calcular o básico, sem dar tanta importância ao contexto social. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to investigate whether students of Youth and Adults Education are leaving early years of schooling in full literacy and can, therefore, comprehend texts read, and/or their own productions, getting the information their daily routine. As a bibliographic data was used the theory of literacy and initial reading instruction from Magda Soares (2010, 2011), the histstory of Youth and Adults Education by Leoncio Soares (2011) and the theory of school literacy from Morais and Albuquerque (2006). The qualitative research was developed, and it happened during the course of Project 4 (teaching practice / training), stages 1 and 2, with students from the 4th and 5th year from the first segment in a public school in Planaltina - DF. In the first semester of 2012 was made 30 observations and were given 30 lessons in the second semester of 2012. During the research we could realized that in the group of students from the 5th year, many of them have difficulties in reading, interpretation/comprehension and text production, and that these aspects were little worked within the classroom. The biggest concern, for most of the teacher in in majority teachers in Youth and Adults Education, is whether students know basic reading and writting, as well as basic math, without giving much importance to the social context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons