Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8287
Título: Agricultura de precisão como uma ferramenta na redução de custo no cultivo de soja : um estudo de caso na Fazenda Santa Maria
Autor(es): Patrocínio, Eliane Estábile do
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Soja - cultivo
Soja - plantio
Agricultura
Agronegócios
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Set-2014
Referência: ESTÁBILE, Eliane. Agricultura de precisão como uma ferramenta na redução de custo no cultivo de soja: um estudo de caso na Fazenda Santa Maria. 2013. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O interesse deste trabalho foi demonstrar a agricultura de precisão como uma ferramenta de redução de custos na lavoura de soja, explicitando sobre a cultura da soja, técnicas do bom manejo do solo, o uso da mecanização e tecnologia na cultura da soja e a agricultura de precisão. O foco desse estudo foi um levantamento, via estudo de caso, sobre a incorporação da agricultura de precisão numa propriedade de médio porte. A produção de soja é uma atividade em destaque no cenário do agronegócio brasileiro. Com o incremento de técnicas e tecnologias voltadas para o setor produtivo, em se tratando de produtividade com lucratividade, três caminhos básicos podem ser apontados: melhora do preço de comercialização, aumento de produtividade e redução de custos. Nesse contexto, o meio rural do século XXI, marcado pelos efeitos da globalização, é cenário de uma mudança, onde avanços tecnológicos são observados e possibilitados pela profissionalização do setor. Com essa nova abordagem do homem do campo que traz à tona a figura do empresário rural, tem-se o uso de técnicas de gerenciamento e de tecnologias que priorizam redução de custo e aumento de produtividade. Sob esta ótica, o estudo de caso foi pensado, por meio da aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturada, e outra informal, com intuito de acumular informações relevantes e que com o contato direto com o personagem do estudo de caso, recebem caráter verossímil . A agricultura de precisão como uma ferramenta de gestão dos processos produtivos foi abordada de forma conceitual e explicativa. Este trabalho, com uma linha investigativa, descreve o estudo de caso da adoção d AP em uma propriedade. A trajetória deste recorte dentro da propriedade, enquanto estratégia de redução de custos, e posteriormente comprovada na propriedade, pôde neste sentido, revelar a Agricultura de Precisão como uma alternativa potencialmente viável.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElianeEstabiledoPatrocinio.pdf677,82 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons