Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8279
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BarbaraLopesdeOliveira.pdf4,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Graffiti no DF : circuitos e trajetórias de uma estética liminar
Autor(es): Oliveira, Barbara Lopes de
Orientador(es): Moura, Cristina Patriota de
Assunto: Antropologia urbana
Arte de rua
Grafite (Arte) - Distrito Federal
Data de apresentação: 8-Ago-2014
Data de publicação: 2-Set-2014
Referência: OLIVEIRA, Barbara Lopes de. Graffiti no DF: circuitos e trajetórias de uma estética liminar. 2014. 113 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Cada vez mais é possível perceber o graffiti como elemento formador da estética urbana de várias cidades do Brasil e do mundo. Essa forma de expressão, porém, é formada por diferentes tipos de interações opostas e complementares, que a colocam na liminaridade entre arte e vandalismo, legal e ilegal, além de abarcar diferentes mundos e perspectivas dentro dela. Apesar de muitos interlocutores colocarem uma essência vandalística do que é fazer graffiti na cidade, as leis e discursos usados pela mídia e pelo poder público pouco a pouco tendem a ressignificá-los com raciocínios que higienizam e tentam delimitar normas para que ele aconteça de forma asséptica, sem transgredir aquilo que é considerado aceitável para sua noção de estética e limpeza urbana. O trabalho busca entender melhor essas especificidades liminares e como os indivíduos que estão dentro desse mundo transitam nas diferentes instâncias para manter a integridade de suas pessoas e arte. Para isso, acompanhei grafiteiros e grafiteiras em diferentes circunstâncias, onde ora o caráter ilegal era o que prevalecia, ora o artístico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons