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Título: Mediação social no contexto escolar : o reconhecimento do conflito e o enfrentamento à violência em uma Escola Classe do DF
Autor(es): Carneiro, Yasmin Gomes
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Ensino público
Conflito - administração
Violência na escola
Conflito social
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 31-Ago-2014
Referência: CARNEIRO, Yasmin Gomes. Mediação social no contexto escolar: o reconhecimento do conflito e o enfrentamento à violência em uma Escola Classe do DF. 2014. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social teve por objetivo entender como que o Projeto Estudar em Paz: Mediação de Conflitos no Contexto Escolar contribui para o reconhecimento do conflito e o enfrentamento à violência no contexto escolar. Para tanto, utilizamos a estratégia metodológica de estudo de caso numa escola do Gama – DF que atende alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, e adicionalmente realizamos uma comparação deste com outro estudo de caso de uma escola que atende alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio em São Sebastião – DF. Quanto às técnicas, realizamos uma análise documental das fontes disponibilizadas pela escola e pelo projeto – mantendo-se o sigilo dos nomes que porventura foram citados nos mesmos – a fim de levantar dados quantitativos e qualitativos para a realização do estudo de caso da escola do Gama – DF. Os resultados obtidos mostram que as crianças da escola estudada possuem comprometimento e envolvimento com o projeto, e que a prática da mediação coletiva foi um diferencial para a compreensão dos conflitos coletivos – de ordem social – dos atores envolvidos, possibilitando a criação e reparação dos laços sociais, o fortalecimento e reconhecimento dos indivíduos como sujeitos de direitos e a mobilização social para a garantia desses direitos. Quando comparado com o caso de São Sebastião – DF, concluímos que independente da idade os alunos se mostram envolvidos com o projeto e conseguem refletir sobre a sua realidade e se organizar para uma mobilização social. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of my Undergraduate Research Project in the Social Work field is to understand how the Projeto Estudar em Paz: Mediação de Conflitos no Contexto Escolar contributes to identifying the conflict and to effectively fight against violence in the educational context. Therefore, this research paper consists in the use of the methodology of case study in a school in Gama (DF) that attends students at an early elementary school level, and which was compared to a second case study of a school that attends students at the late middle school grade levels and high schools in São Sebastião (DF). In terms of technique, it has been developed a documental analysis of references available by the school and the project, in which the names of the participants cited in the reports are confidential, to collect quantitative and qualitative data to conduct the case study of the school in Gama (DF). The obtained results show that the children of the researched school are committed and involved in the project and that the collective mediation has been an important strategy to comprehend collective social conflicts experienced by the engaged participants, enabling the creation and remediation of social ties, the empowerment and recognition of the individuals as subjects endowed with rights and the social mobilization needed to guarantee these rights. When compared to the case study of São Sebastião (DF), the conclusion attained is that independently of age difference the students show engagement with the project and succeed in reflecting about their reality and pursue in the organization among themselves aiming for social mobilization.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
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