Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_AlyssonQuintanilha_SalemLeite.pdf489,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de aplicativo computacional para estudos de alívio de carga por subfreqüência
Autor(es): Quintanilha, Alysson Luiddi Sant'ana
Leite, Salem Gomes
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Software - desenvolvimento
Sistemas de energia elétrica
Energia elétrica - transmissão
Relés de proteção
Data de apresentação: Jun-2005
Data de publicação: 9-Fev-2010
Referência: QUINTANILHA, Alysson Luiddi Sant'ana; LEITE, Salem Gomes. Desenvolvimento de aplicativo computacional para estudos de alívio de carga por subfreqüência. 2005. 59 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília. 2005.
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver um programa computacional que simule o comportamento da freqüência do sistema elétrico quando da perda de uma parte significativa da geração, com conseqüente desligamento coordenado de cargas. Foi feito um estudo de um método iterativo para o cálculo da curva freqüência versus tempo, que foi usada na implementação do programa. O programa foi feito na linguagem Delphi, por ser um software que possibilita o desenvolvimento de aplicativos com interface gráfica. Assim sendo, fornece um ambiente amigável e de fácil utilização para o usuário. O resultado do programa é comparado com o de outros aplicativos semelhantes, mostrando resultados satisfatórios, de acordo com o objetivo proposto para sua elaboração. Pode-se concluir que o programa se torna mais útil em circunstâncias em que a geração não tem reserva girante, ou seja, em que os reguladores de velocidade e de tensão não influenciarão na recuperação da freqüência para o seu valor de operação. Logo, ele será utilizado para simulação do “pior caso”. Com isso, fornece dados para aperfeiçoamento em programas mais elaborados, em que mais dados são considerados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2005.06.TCC.826
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.