Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8253
Título: A abordagem da disciplina de ética nos cursos presenciais de graduação em Serviço Social do Distrito Federal
Autor(es): Amaral, Beatriz Rodovalho
Orientador(es): Sousa, Adrianyce Angélica Silva de
Assunto: Disciplina curricular
Assistentes sociais - formação profissional
Ética profissional
Serviço social
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 29-Ago-2014
Referência: AMARAL, Beatriz Rodovalho. A abordagem da disciplina de ética nos cursos presenciais de graduação em Serviço Social do Distrito Federal. 2014. 99 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe a análise de como se dá a abordagem da disciplina de ética nos cursos presenciais de graduação em Serviço Social do Distrito Federal. A pesquisa teve como objetivo identificar a compreensão dos docentes e discentes acerca da dimensão ética, bem como investigar se e como o debate sobre os fundamentos ontológicos da ética está sendo garantido no trato das disciplinas. O nosso trabalho desenvolveu-se metodologicamente por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de questionários junto aos docentes e discentes da Universidade Católica de Brasília, do Projeção, do Instituto de Educação Superior de Brasília e da Universidade de Brasília. A amostra da pesquisa contemplou 88 questionários respondidos. Desses 88 sujeitos da pesquisa, 84 eram discentes e 4 eram docentes. Dos 84 discentes, 65 estavam cursando a disciplina de ética quando o questionário foi aplicado e 19 já haviam passado pela disciplina. Assim, trazemos aqui um conjunto de questões que permeiam e problematizam a formação profissional em Serviço Social, sob uma necessária reflexão ética. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This Project of Course Conclusion aims an analysis of how the ethics disciplines have been taught in regular Social Service graduation courses in Distrito Federal. The objective of the research is to identify the comprehension of teachers and students about the ethic dimension, as well as to investigate if and how the debate around the ontological fundaments of ethics has been guaranteed through the disciplines. Our Project methodology was developed using bibliographic revision and application of formularies with teachers and students of “Universidade Católica de Brasília”, “Projeção”, “Instituto de Educação de Brasília” and “Universidade de Brasília”. Therefore, 88 formularies were answered, 65 from students attending the ethics discipline, 19 from students that had already finished the discipline and 4 from teachers that offered the discipline. Thereby, we discuss a group of questions which permeates and problematizes the professional formation in Social Service through a necessary ethical reflection.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
Aparece na Coleção:Serviço Social

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BeatrizRodovalhoAmaral.pdf1.19 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons