Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8227
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AltemarGonçalvesdaSilva.pdf575,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Preconceito linguístico : um panorama histórico do latim ao português brasileiro
Autor(es): Silva, Altemar Gonçalves da
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Sociolinguística
Língua portuguesa - história
Língua portuguesa - português falado
Língua portuguesa - dialetos
Preconceitos e antipatias
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 27-Ago-2014
Referência: SILVA, Altemar Gonçalves da. Preconceito linguístico: um panorama histórico do latim ao português brasileiro. 2014. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O tema deste artigo é o preconceito linguístico, desde suas raízes até os dias atuais. Com base em pesquisa bibliográfica e de campo, objetiva-se apresentar o percurso sóciohistórico da Língua Portuguesa (LP) até chegar ao Brasil e discutir o ambiente que fez do Português Brasileiro (PB) uma língua e/ou variedade continuada e, também, modificada do Português Europeu (PE). Na sequência, apresentam-se as ambiências e ocorrências de preconceito linguístico na sociedade. O aparato teórico-metodológico é o da sociolinguística, embora não se pretenda, neste estudo, desenvolver um estudo de natureza quantitativa ou qualitativa, mas tão somente de natureza explicativa, discursiva e ilustrativa de um fenômeno contemplado dentro desse campo teórico da linguística. A bibliografia de base compreende Bagno (2012), Castilho (2012),Ilari & Basso (2011), Scherre (2008), entre outros. Conclui-se, neste estudo, que o preconceito relativo à língua, hoje, existente no Brasil é de cunho social e ideológico, aparecendo e sendo corroborado por/em diversos ambientes sociais e midiáticos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons