Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8224
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaJoseTelesVasconcelos.pdf452,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os conflitos da mulher nos contos : ”O besouro e a rosa” e “Vestida de preto” de Mário de Andrade e “Preciosidade” e “Amor” de Clarice Lispector
Autor(es): Vasconcelos, Maria José Teles
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima
Assunto: Mulheres - condições sociais
Conflito social
Mulheres - emprego
Trabalho
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Ago-2014
Referência: VASCONCELOS, Maria José Teles. Os conflitos da mulher nos contos: ”O besouro e a rosa” e “Vestida de preto” de Mário de Andrade e “Preciosidade” e “Amor” de Clarice Lispector. 2014. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Brasil passou por diversas transformações no século XX, econômicas, sociais, nas artes, isso tudo por conta dos avanços na indústria e no comércio, com a urbanização e a constituição de classes sociais antagônicas. Com isso, o país ingressava nessa modernização com dificuldades e a cidade de São Paulo era a porta de entrada dessa modernização atrasada que estava modificando a metrópole e o país. Logo, todas essas transformações, passaram a gerar vários conflitos que afetaram diretamente a mulher trabalhadora em diversas situações de exploração e opressão, tanto dentro das empresas pelos patrões, como no recinto doméstico por causa do machismo que impera na mente da maioria dos homens. Assim, podemos observar que, apesar da metade da população ser constituída por mulheres, são elas as que mais estudam, as que mais vivem na informalidade, e ainda são as mulheres que recebem salários inferiores ao dos homens quando desenvolvem as mesmas tarefas. Tudo isso por conta desse sistema alienador que faz de tudo para obter mais lucro através da exploração da classe trabalhadora.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons